• SEJA BEM-VINDO

Lajedão:TRE encaminha ação contra “Betão” por compra de votos para a Polícia Federal

Publicado em: 29 de agosto de 2017 Atualizado:: agosto 29, 2017

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, (TRE), encaminhou na tarde de segunda feira, (28), o processo de captação ilícita de sufrágio, (compra de votos), movido pela COLIGAÇÃO CONFIANÇA E CREDIBILIDADE, em desfavor do prefeito de Lajedão, Humberto carvalho Cortês, e do seu vice, Fábio Júnior Rodrigues Lima, para à Policia Federal para instauração do inquérito com tramitação direta entre a Polícia Federal e o Ministério Público.

Segundo o advogado da parte noticiante, Dr. Luiz Carlos Monfardini,  depois que a Justiça Eleitoral realizou toda apuração, o entendimento foi que por se tratar de crime federal, (falsificação de documentos públicos para obtenção do título de eleitor), os autos foram remetidos para a Polícia Federal, para que fosse instalado um inquérito e apuração dos crimes eleitorais cometidos.

 

Entenda o caso

 

Na manhã de quarta feira, (09), a Juíza Adriana Tavares Lira, da 153ª Zona Eleitoral da Comarca de Medeiros, através de sentença, cassou o prefeito de Lajedão, Humberto Carvalho Cortês, e seu vice, Fábio Junior Rodrigues Lima, por captação ilícita de sufrágio, (compra de voto).

O Ministério Público Federal, já havia se manifestado pela procedência parcial do pedido, por considerar suficiente as provas produzidas para cassar o mandato do prefeito e vice-prefeito de Lajedão.

Na fundamentação, a Juíza Eleitoral sentencia:

Os fatos demonstrados são graves e o processo revela um conjunto probatório coerente, harmônico e seguro, que confirma com clareza os requisitos da captação ilícita de sufrágio, colidem frontalmente com os princípios constitucionais e aqueles que devem nortear o processo eleitoral, sobretudo os princípios da moralidade, imparcialidade, e respeito ao livre exercício do voto e do processo democrático. 

Diante do exposto, em atenção ao princípio da proporcionalidade, julgo parcialmente o pedido para cassar os diplomas dos investigados, Humberto Carvalho Cortês e Fábio Junior Rodrigues Lima.

Esta é a segunda cassação “Betão”, em desfavor do prefeito e vice da cidade de Lajedão. No último dia 28 de junho, Juíza Eleitoral Thielly Dias de Alencar, sentenciou o prefeito e seu vice a cassação do mandato e inexibilidade de 08 anos pelo crime de captação ilícita de sufrágio.

Nossa equipe de reportagem conversou com o advogado impetrante dos pedidos de cassação contra o prefeito “Betão”, o advogado Dr. Luiz Carlos Monfardini, e fomos informados pelo mesmo, que ainda tramitam mais 05 pedidos de cassação em desfavor do prefeito de Lajedão na 153ª Zona Eleitoral da Comarca de Medeiros.

 

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais