Publicado em: 28 de maio de 2025 | Atualizado: maio 28, 2025
O clima foi de tensão na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na tarde desta terça-feira (27), quando servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ocuparam a entrada do plenário da Casa. O objetivo do ato é pressionar os deputados estaduais a aprovarem o Projeto de Lei 25.491/2024, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria.
Desde o início dos trabalhos legislativos, em fevereiro, os servidores têm acompanhado as sessões na galeria da Alba, reforçando as mobilizações para garantir a votação e aprovação da proposta. Hoje, no entanto, eles decidiram intensificar o movimento, deixando o prédio do TJ-BA e se deslocando em direção à sede do Parlamento baiano.
Segundo o site Soterópolis Notícias, diante da movimentação, a presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSD), chegou a abrir a sessão ordinária, mas precisou suspender os trabalhos como medida de segurança e para resguardar os parlamentares. A deputada recebeu uma comissão de servidores para ouvir as reivindicações, mas os manifestantes seguem firmes e irredutíveis na cobrança.