• SEJA BEM-VINDO

Uldurico Pinto comemora aula inaugural do curso de medicina: Ele foi pioneiro na luta pela UFSB

Publicado em: 28 de fevereiro de 2018 Atualizado:: fevereiro 28, 2018

 

Dois eventos de extrema importância para o Extremo Sul da Bahia aconteceram no início da Semana em Teixeira de Freitas: a aula inaugural do curso de medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)  e a aula inaugural do curso de Engenharia Agronômica do IF Baiano – campus de Teixeira de Freitas.

O ex-deputado Federal Uldurico Pinto, que, há, aproximadamente, 10 anos preconizou a vinda da universidade federal e do curso de medicina para Teixeira de Freitas, comemorou, em depoimento ao programa do Xandão, veiculado na Caraípe FM,   o evento que marcou a aula inaugural do curso de medicina da UFSB, campus Paulo Freire, ocorrida no dia 26 de fevereiro de 2018, segunda-feira. Para o líder político da família Pinto, foi um dia histórico e gratificante para ele que iniciou sua luta em um projeto que quase ninguém acreditava.

O FOCO conversou com a jornalista Katia Armini, que era diretora e apresentadora do Jornal do Meio-Dia, quando Uldurico começou a anunciar a UFSB. Segundo ela, o então deputado federal falava de democratizar o ensino da especialidade de medicina para todas as classes sociais com destaque para as menos favorecidas e afrodescendentes; falava em geração de emprego e renda pela atração de pessoas de todo o Brasil, principalmente de outras cidades do Extremo Sul e Espírito Santo; falava em incremento do já instalado Polo de Educação, entre outras coisas. A jornalista e radialista julgou o pioneirismo benéfico para região, mas que não foi contabilizado em favor do deputado.

“Hoje, todos acham normal, mas, a verdade é que, na época, ninguém  acreditou, eu não acreditei. Era algo tão impensável na época, e o foi até o dia em que a  universidade foi oficializada, que somente após essa aula inaugural de medicina, passei a acreditar no curso e naquilo que eu considerava um milagre. Se eu for bem sincera, eu ficava com raiva quando Uldurico falava, porque caía no descredito do povo. Hoje, ele merece minhas desculpas e de quem nele não acreditou. Ele foi mais prejudicado do que beneficiado, mesmo assim, não deixou de anunciar e lutar por um projeto tão ousado. Hoje, inclusive, vejo outros colhendo sozinhos os louros da vitória de uma semente que, se não fosse plantada e adubada na época certa, demoraríamos a colher, principalmente levando em consideração o momento político/econômico que vivemos agora”, confirmou a radialista.

O deputado federal Uldurico Júnior, que compôs a mesa principal na aula inaugural na UFSB, na época em que seu pai lhe confidenciou, também não acreditou: “Quando meu pai me falou:‘filho, vou conseguir uma universidade  federal para a região’, não dei muita importância, achei que era uma daquelas coisas de política que nunca se concretizavam. Hoje, comemoro o fato de que eu estava enganado. Trata-se de um legado sem precedentes, sonhado em uma época onde, para fazer uma faculdade de medicina, era preciso migrar para as capitais, enfrentar uma concorrência absurda. Somente quem tinha dinheiro para pagar os melhores tutores, conseguia passar e, se passasse, mas não tivesse disponibilidade financeira para viver na capital, também não conseguiria terminar o curso. Estou muito orgulhoso”, comentou Uldurico Júnior.

Foco no Poder


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais