• SEJA BEM-VINDO

Teixeira: Vereador denuncia falta de medicamento para quimioterapia. Pacientes se desesperam

Publicado em: 30 de janeiro de 2019 Atualizado:: janeiro 30, 2019

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

O vereador Jonathan Molar, utilizou as redes sociais para denunciar a falta de medicamentos necessários para a realização das sessões de quimioterapia, que atende pacientes oncológicos na Unidade de Oncologia (Unacon) de Teixeira de Freitas.

Segundo pacientes que realizaram a denúncia, há mais de um mês que as sessões estão suspensa, pois o município não possuí a medicação, e nenhuma licitação para aquisição dos mesmos foram realizadas pela administração do prefeito Temóteo Brito.

Durante sua fala em vídeo, o vereador exibe dois trechos de áudios de pacientes que relatam o problema.

“Tô mandando esse áudio aqui para relatar a situação que está acontecendo ali na Unacon de Teixeira de Freitas. Meu pai faz a quimioterapia lá, e há alguns dias me ligaram de lá dizendo que estão desmarcando as sessões porque não tem medicamentos, e quando perguntei quando chegariam estes medicamentos, não sabiam informar. Então é muito triste e preocupante para as pessoas que precisam daquele tratamento”. Declarou o filho de um paciente.

Em outro áudio, uma paciente relata todo drama, angústia e dor que vem sofrendo, e em lágrimas relata todo o seu sofrimento.

“Eu sou uma das pacientes que precisam da medicação, estou muito mal, com muita dor, tô com lesão no osso. São dores infelizes, dores intermináveis, que não tem mais remédio que passa. E não está tendo quimioterapia. Disseram para mim que a quimio será a solução, mas não tá tendo, não tem nem licitação dessa medicação. Isso é um absurdo, eu estou muito fraca, não estou conseguindo sair de casa. Tô fraca, emagreci muito, só chorando de dor. Se eu tivesse fazendo o tratamento direito, esse ano eu já recebia alta. Agora vou ter que começar tudo de novo, é muito triste. E o que mais me dói é o descaso com nós pacientes”. Termina o relato aos prantos a paciente.

Nossa equipe teve acesso a paciente, que muito debilitada, mantêm viva a esperança que o serviço seja retomado e apela para que os órgãos competentes tomem providências. O caso também foi protocolado na justiça.

“A situação é grave e desumana, me indigna e me revolta. Estamos mostrando como está a saúde do município neste dois anos e um mês. Mais de mil mortes no regional em 2018, o escândalo do gás medicinal, unidades de saúde frequentemente com problemas estruturais e de insumos, filas na regulação, e agora, pacientes que lutam contra o câncer sem quimioterapia”.  Falou o vereador.

Em conversa com o vereador Jonathan Molar, o mesmo relatou sua indignação e preocupação com a situação da Unacon. Jonathan ainda revela que estará impetrando uma Ação Civil Pública para garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento.

“O tratamento contra o câncer, a quimioterapia, é um tratamento contínuo, que em hipótese alguma pode ser interrompido, pois sua interrupção, pode agravar a situação do paciente, e em muitos casos, de forma irreversível, podendo os mesmos virem a óbito. O câncer é uma doença agressiva e deve merecer também uma atenção toda especial dos órgãos responsáveis. São vidas que estão em jogo, são seres humanos que lutam diariamente, enfrentando medo, aflições, dores, na esperança da cura”. Concluiu Jonathan.

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais