• SEJA BEM-VINDO

Teixeira: Dr. Marcelo Belitardo é demitido após operação do MP sobre fraude do oxigênio. Irmão vereador, supostamente havia denunciado irregularidades

Publicado em: 30 de agosto de 2018 Atualizado:: novembro 14, 2020

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

O médico cirurgião Marcelo Gusmão Pontes Belitardo, foi procurado no início da noite de quarta-feira, (29), pelo diretor de cirurgia do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, o também médico, Waldir Ferreti, para informar que havia recebido o comunicado do secretário de saúde Max Almeida, para que o mesmo procurasse nesta quinta-feira, (30), o departamento de Recursos Humanos da prefeitura. A ato, foi, segundo fontes internas, uma retaliação após o irmão do médico, o vereador Marcos Belitardo, ter cobrado há quase 06 meses explicações sobre irregularidades que o mesmo encontrou nos cilindros de gás oxigênio fornecidos para o HMTF.

Após a operação do Ministério Público Estadual, sobre a fraude cometida pela empresa que fornece gás oxigênio industrial para pacientes como se fosse gás medicinal, e que culminou com a prisão de Diogo Lemos Dias dos Santos, filho do proprietário da empresa acusada de cometer a fraude, Assis & Rodrigues Ltda-ME, o prefeito Temóteo Brito teria pedido a “cabeça” do médico, por acreditar que a denúncia partiu do mesmo, quando teria o profissional da saúde relatado a seu irmão vereador, sobre a ilicitude do que ocorria dentro do hospital, uma vez que Marcelo Belitardo é médico na unidade hospitalar em questão.

Dos Fatos

O irmão do médico, o vereador Marcos Belitardo, através do requerimento nº 01/2018 de 19 de fevereiro de 2018, ( publicado no dia 14 de março de 2018 ), havia solicitado do prefeito Temóteo Brito, informações a acerca do fornecimento de gás (gás de oxigênio medicinal, nitrogênio, dióxido de carbono, ar comprimido) para atender às demandas HMTF, UMMI, UPA, conforme Pregão 118/2017, do Edital Processo 434/2017, e comprovantes de entregas indicando quantidade e marca dos gases, comprovantes de pagamento e respectiva nota fiscal até a data de 19 de fevereiro de 2018.

Marcos Belitardo solicitou ainda do prefeito municipal, informações e apresentação de nota fiscal por parte da empresa ganhadora, dentre outro pedidos.

Para nossa redação, o edil declarou:

“Constatei que os lacres da empresa envasadora dos cilindros não correspondiam aos dados da empresa informada na carta proposta da licitação. A Anvisa exige o AFE (Autorização de Funcionamento Especial), o que não percebi possuir na empresa que consta no lacre. No meu requerimento, anexei até fotos dos cilindros”. Concluiu.

Porém, apreciado pelos vereadores da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o requerimento não foi aprovado.

Sobre o Médico 

Marcelo Belitardo é um médico, cujas especialidades são Cirurgia Geral e Coloproctologista. Atua na medicina há quase dez anos em Teixeira de Freitas, e em outras cidades da região do extremo sul da Bahia. Detém vasta experiência na medicina.

Atuou , e ainda atua , em diversas instituições públicas e privadas, inclusive faz parte de seu curriculum o exercício profissional como Cirurgião Geral das Forças Armadas – Exercito Brasileiro, Diretor Clínico do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Coordenador e Preceptor de Residência Médica de Cirurgia Geral em Teixeira de Freitas
-BA., bem ainda a aprovação em primeiro lugar para o cargo de médico do Município de Teixeira de Freitas, recentemente nomeado. Assíduo em causas sociais, sendo instituidor da Fundação Vida Extremo Sul, que ampara pacientes oncológicos e promove atuações diretas de combate ao câncer.

Pacientes e amigos do médico postaram em uma página da Rede Social sobre a demissão, e em pouco mais de 02 horas, a publicação já possuía 174 comentários e quase 160 compartilhamentos.

Na publicação, é notória a revolta da população com a demissão do médico. “Querem tirar tudo da população, até a última esperança de uma saúde descente q a gente tem que é Dr. Marcelo”. Declarou um internauta.

Dr. Marcelo, é médico concursado, e até o momento não se sabe o que motivou o prefeito Temóteo Brito a acreditar que pode demitir por livre e espontânea vontade, um profissional CONCURSADO do município.

Populares prometem realizar protesto em frente a sede do hospital municipal reivindicando a volta do médico.

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais