• SEJA BEM-VINDO

Teixeira de Freitas: Mães aguardam há quase 48 horas em fila por vaga em creche. Vice-prefeito denuncia descaso

Publicado em: 22 de janeiro de 2019 Atualizado:: janeiro 22, 2019

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

Dezenas de mães e pais estão há quase 48 horas nas filas das creches em Teixeira de Freitas em busca de uma vaga para matricular seus filhos nas instituições de ensino da cidade.

Uma cena que infelizmente tem se tornado comum, tem sido repudiada pela população, que munidos de colchoes, lençóis e acompanhados de crianças, algumas delas bebês de colo, aguardam por até 03 dias na fila, dormindo ao relento, em busca de uma vaga para poder matricular seu filho nas creches do município.

Nossa equipe de reportagem esteve em alguns bairros e também no Colina Verde, acompanhada do vice-prefeito Lucas Bocão, que repudiou a situação daquelas famílias, que dormiam sob o sereno, em cima de colchões e até mesmo em cima de papelão.

“É um absurdo o que está acontecendo. É desumano, é cruel. Não foi essa Teixeira que sonhamos para a população, não foi esse o compromisso de campanha que o Sr. prefeito Temóteo Brito se comprometeu com nosso povo. Estarei protocolando denúncia nos órgãos responsáveis, para que alguma coisa seja feita. Não posso permitir que estas mães, pais, principalmente estas crianças que aqui estão ao relento,  tenham que passar por essa humilhação, por este descaso. Irei lutar para assegurar a estas famílias a matrícula de seus filhos”. Declarou Lucas Bocão.

https://www.facebook.com/lucasbocaofm/videos/241968076694535/

Cerca de 50 pessoas se espremiam na fila em frente a creche do Colina Verde, sem pelo menos terem a certeza de que conseguirão matricular seus filhos.

“Cheguei aqui as 16 horas de domingo, (20). Muitas pessoas também chegaram neste mesmo horário. Estamos aqui, tomando sol, chuva, na esperança de poder colocar nossos filhos para estudar. Mas ainda assim, não temos a comprovação de que vamos conseguir a vaga”. Declarou uma mãe.

“Estou grávida, já passei mal, mas infelizmente tenho que suportar este martírio. A maioria que aqui estão, são moradores do Residencial Antônio Costa Filho e Santos Guimarães. O prefeito ano passado havia prometido um transporte para estes residenciais que iria levar nossos filhos para a escola do Rotary. Mas o ano terminou e ficou só na promessa. Muitas de nós deixaram os filhos sem estudarem, pois não tínhamos condições de pagar diariamente R$ 7,00 reais no transporte. Estamos sofrendo muito, é triste o que esta acontecendo conosco”. Declarou a gestante.

Sensibilizado com a situação das mães, moradores tem ajudado quem está na fila, trazendo alimentos como café, pão e até mesmo uma jaca. Um morador por exemplo, cedeu a garagem de uma casa desocupada para tentar aliviar um pouco o sofrimento da população, e principalmente aliviar o sol e sereno que atinge as crianças que são obrigadas a acompanharem suas mães.

As matrículas da rede de ensino municipal irão ter início nesta quarta-feira, (23).


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais