• SEJA BEM-VINDO

Teixeira de Freitas: Lixo hospitalar é descartado a céu aberto na porta do Hospital de Campanha contra Covid-19

Publicado em: 7 de fevereiro de 2021 Atualizado:: fevereiro 7, 2021

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

A equipe de reportagem do site Verdades Políticas, flagrou na tarde deste domingo, 07 de fevereiro, uma grande quantidade de lixo hospitalar, contaminante, descartado a céu aberto dentro do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Não bastasse o descarte inadequado, que fere todas as normas de coleta de material contaminante segundo a ANVISA, o lixo hospitalar, está acumulado ao lado da cabine de desinfecção e porta de entrada da UTI do Hospital de Campanha que cuida de pacientes em estados graves e moderados de Covid-19.

O lixo, que deveria ser armazenados em tambores com tampas, e sacolas plásticas devidamente identificadas e recolhidos por caminhões próprio, estão amontoados no canto do muro, servindo de alimentos para dezenas de urubus e pondo em risco, inclusive, a vida de trabalhadores.

Segundo funcionários que não quiseram se identificar, a situação é corriqueira, e o referido lixo já se acumula no local há dias.

“Além dessa quantidade de urubus, ainda há o risco do ar contaminado serem sugados pelos ar condicionados, instalados dentro do hospital de campanha e também dos outros cômodos do hospital. Lixo do Covid são descartados neste local também, embora eles mintam dizendo que não, temos conhecimento que sim, o que aumenta o risco de contaminação. Estamos com medo, mas precisamos trabalhar para garantir o sustento de nossa família”. Declarou uma funcionária.

Um estudo publicado recentemente pela Veja, após uma análise realizada na China mostra que o fluxo do ar condicionado em um ambiente fechado pode ajudar a espalhar o vírus.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/saude/coronavirus-pode-ser-transmitido-pelo-ar-condicionado-revela-estudo/

Ainda na tarde deste domingo, uma chuva torrencial caiu sobre a cidade de Teixeira de Freitas, o que complicou ainda mais a situação no local.

“Agora, após essa chuva, a água que caiu sobre esse lixo está escorrendo pelo solo, contaminando ainda mais a área. Deus sabe o que temos passado aqui e o medo que enfrentamos diariamente”. Concluiu outro funcionário.

Diferentemente do lixo doméstico, o lixo hospitalar não podem ficar expostos nas calçadas ou em qualquer lugar a céu aberto, e não são recolhidos pelos caminhões de coleta de lixo comum. Os estabelecimentos devem contratar uma empresa especializada no recolhimento desses resíduos que oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente.

Descarte do Lixo Hospitalar

Os resíduos hospitalares devem ser devidamente separados: materiais especiais, gerais e infecciosos. A Anvisa estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar. Essas regras vão desde sua origem até o destino final, abrangendo aterramento, radiação e incineração. A determinação tem como meta evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que possam atingir profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos.

Mais informações no link: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/manual_gerenciamento_residuos.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais