• SEJA BEM-VINDO

Teixeira de Freitas: Humanização do Detran é referência e reflete em melhorias nos serviços para a população

Publicado em: 27 de setembro de 2017 Atualizado:: setembro 27, 2017

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

O Projeto de Humanização do Departamento de Trânsito da Bahia, (Detran), em Teixeira de Freitas, tem sido referência para a população que buscam serviços no Órgão.

Implantado pela Coordenadora da 24ª CIRETRAN Tatiane Ruas, o projeto, veio de uma necessidade de uma mudança de postura, com o intuito de tornar o trânsito humano e seguro para condutores e pedestres.

Todos os dias, o candidatos aos exames de habilitação, são recebidos pessoalmente pela Coordenadora, que por alguns minutos, antes das provas, recebem orientações e estímulos.

“Estou na Coordenação do Detran há quase dois anos, e desde que trabalhei aqui pela primeira vez há cerca de 06 anos atrás, tinha o sonho de humanizar o Detran. Somos servidores públicos e estamos aqui para atender a população da melhor forma possível. Nosso sonho, era engessado porque as pessoas que trabalhavam anteriormente não tinham o mesmo projeto. Pensando nisso, criamos esse momento, pois o maior gargalo do Detran era o exame prático, os maiores problemas, as maiores reclamações, eram nos exames práticos, pois as pessoas vinham para cá com medo de fazer o exame. Nos sabemos que no dia do teste, o psicológico de cada um é afetado, e quando chegam aqui, se  encontram um examinador com cara feia e arrogante, piora tudo.  Estamos aqui para atender da melhor forma possível, quero dizer a cada um, que vocês são totalmente capazes, e se os instrutores marcaram as provas, é porque os mesmos tem absoluta certeza que irão passar e vocês não podem pensar diferente disso. Que Deus abençoe o teste de vocês, e ao pegar a primeira habilitação, tenham consciência que o trânsito é de responsabilidade individual de cada um. Sabemos que 70% dos acidentes que ocorrem, são devido a falhas humanas. Mas vamos ter a consciência e fazer a nossa parte. Vocês são capazes, acreditem em Deus e acreditem em vocês”. Declarou Tatiane aos candidatos presentes.

O candidato Altemárcio Gomes dos Santos, que fazia o exame para primeira habilitação, elogiou a atitude da Coordenadora.

Eu gostei muito porque mostra a questão do desenvolvimento tanto do Detran em si, quanto do funcionalismo. Estas palavras que a Tatiane nos deu, é muito importante, pois aumenta a confiança em nós mesmos. Ao longo do tempo, havia muitas histórias sobre o exame, onde era comum pessoas dizerem que ninguém passava nos exames, e hoje vemos uma realidade totalmente diferente. São pessoas idôneas, que tem um propósito em ajudar a população. A questão da conscientização também é muito importante porque estaremos lidando sempre com vidas, com pessoas que diariamente estarão trafegando nas ruas conduzindo veículos. A responsabilidade de preservar a vida é de todos nós. Quero Parabenizar a Tatiane como Coordenadora, e também toda equipe que tem dado o seu melhor. Temos visto a diferença, a evolução e melhorias nos serviços. Esse momento elevou nossa moral, e nossa confiança. Pessoas que chegaram aqui temerosas, saíram seguras, na certeza de que apenas foi preciso praticar o que já aprendeu na auto-escola”. Declarou Altemárcio”.

O examinador do Detran, Luiz Santos Rodrigues, conhecido como “Luizinho”,  falou da importância do projeto pioneiro, que já reflete em crescimento considerável no índice de aprovações nos exames.

O local de exame, era visto como o pior lugar do Detran. As pessoas chegavam aqui assustadas e com medo. Com a chegada da Tatiane, alguns ajustes foram feitos, no sentido de humanizar o local. Procuramos então passar tranquilidade confiança aos candidatos, pois sabemos que a pressão psicológica que cada candidato impõe a si mesmo é muito grande. O reflexo deste trabalho, é o aumento de até 83% nos índices de aprovação. Os candidatos, recebem palavras de incentivo, de coragem, e principalmente de conscientização. A condição psicológica de cada candidato é levada em consideração. Se por algum motivo, sua condição estiver abalada, seja por nervosismo ou até mesmo por falta de alimentação adequada devido ao stress causado pelo exame, aquele candidato pode solicitar um tempo para se recompor, fazendo o seu exame por último. Nossa intenção é possibilitar que o candidato, tenha a tranquilidade e confiança para fazer seu exame, sem nenhum prejuízo para si”. Completou Luiz Rodrigues.

O Diretor da Auto Escola CETEC, Elickson Silva, revelou que após ser implantado a humanização no Órgão, os candidatos a primeira habilitação tem sentindo-se mais confiantes, e tal confiança, tem se revertido em aprovações.

“Uma de nossas maiores dificuldades em referência ao aluno, um dos maiores temores de quem tentava tirar a primeira habilitação, era exatamente o exame prático. Hoje, a tranquilidade com que fazem a prova, a confiança que cada um adquire após aquele momento, após aquelas palavras de incentivo e de conscientização, fica evidenciado durante a realização da prova prática”. Concluiu.

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais