• SEJA BEM-VINDO

Teixeira de Freitas: Greve de médicos da Unacon por falta de pagamento é destaque no BATV

Publicado em: 10 de novembro de 2017 Atualizado:: novembro 10, 2017

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

O grave problema enfrentado no setor de saúde de Teixeira de Freitas foi mais uma vez destaque no telejornal do BATV, exibido pela emissora afiliada a Rede Globo na noite de sexta-feira, (10).

Os médicos da Unacon (Unidade de Oncologia) de Teixeira de Freitas, pararam as atividades devido à falta de pagamento de salários.

Segundo a reportagem, a greve foi deflagrada nesta sexta-feira, e vários pacientes retornaram para casa sem receberem o atendimento. As consultas estão suspensas desde o início da semana, e os médicos já não recebem salários há 03 meses.

A Unacon atende em média cerca de 100 pacientes oncológicos por dia, vindo de diversas cidades da região.

A paciente Rosineia retirou um câncer da mama há dois anos e desde então vem fazendo o tratamento de rotina. O retorno ao médico já estava marcado há 06 meses.

“Se tiver alguma alteração, alguma coisa, quem vai dizer para gente? a saúde não espera, a morte não espera e nem escolhe ninguém. A gente precisa que o prefeito e os administradores tomem vergonha mesmo na cara e cuidem mais de nós, pois sem a gente também não tem cidade”. Declarou a paciente.

 

A equipe do telejornal procurou a coordenação da Unacon, mas ninguém quis falar sobre o assunto. O secretário municipal de saúde explicou que a antiga empresa que administrava a unidade não repassou os salários dos profissionais, apesar de ter recebido da prefeitura. Ainda segundo o secretário a secretaria de saúde fez um termo de ajuste com a empresa, e o valor devido será repassado diretamente aos profissionais até a próxima quarta-feira (15), e que os atendimentos voltará ao normal na próxima segunda-feira, (13).

A empresa a qual se refere o secretário de saúde do município é a empresa Associação de Proteção a Maternidade e Infância Ubaíra (S3 Estratégias e Soluções em Saúde), que no último dia 18 de setembro teve uma Ação Popular com Pedido Cautelar de Bloqueio de Bens em Caráter Liminar, protocolada no Ministério Público Federal.

A empresa, no último dia 28 de julho teve seu pagamento bloqueado pela justiça, em uma decisão proferida pelo Poder Judiciário da Bahia, na Comarca de Teixeira de Freitas, pelo Juiz de Direito RONEY JORGE CUNHA MOREIRA. O pedido, foi impetrado pelo advogado Dr. Manoel Louback, após Familiares do Sr. Antônio de Marinho de Oliveira, acusarem   a empresa prestadora de serviços médicos municipais, ( S3 Estratégias e Soluções em Saúde), de falhas na prestação de serviço médico e omissão da informação de óbito do paciente, que ainda segundo os familiares, estaria morto há 03 dias.

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais