• SEJA BEM-VINDO

Teixeira de Freitas: De volta a 1988? Caos na educação. Estudantes protestam na Câmara de Vereadores

Publicado em: 15 de março de 2018 Atualizado:: março 15, 2018

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

Estudantes do Escola Municipal Gilberto da Silva Cardoso, situado no bairro Monte Castelo, ocuparam a sede da Câmara de Vereadores durante a sessão na manhã de quarta-feira, (14), para reivindicarem a falta de carteira escolares, e baixa qualidade da merenda escolar no município de Teixeira de Freitas.

A sessão, começou sob forte protesto e vaias, e gritos com palavras de ordem dos estudantes que denunciaram o descaso com a educação municipal.

Segundo os estudantes, faltam carteiras escolares, e a merenda escolar caiu drasticamente de qualidade.

“Estamos sendo prejudicados, estamos sem carteiras, e não temos resposta de quando a situação vai resolver. Tem dias que não temos aulas por falta de carteiras. A merenda escolar, hoje a maioria das vezes, só servem biscoito com suco, e já teve vezes de servir frutas estragadas”. Declarou um estudante.

Curiosamente, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, homologou no último dia 27  de  março e no dia 02 de maio de 2017, duas licitações que juntas, somaram mais de 07 milhões, para AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO (CARNE/PEIXE/FRANGO) PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

Paralelo a esta situação,  a prefeitura fechou 11 escolas e creches com base no reordenamento escolar, sem que se fosse apresentado de forma detalhada, a dinâmica desta ação unilateral, bem como não foram apontados de forma esclarecedora para população, como funcionaria o reordenamento.

“Com esta desculpa de reordenamento, só sei que foram 11 escolas e creches fechadas. Alunos tendo que se deslocarem para longe, estudando em salas lotadas, e os vereadores fingem que não estão vendo o caos que está a nossa educação. Estamos aqui para exigir que tomem providências. O prefeito vive pregando que é a gestão do amor maior por Teixeira, se for para amar assim, melhor ele declarar ódio”. Disparou uma mãe.

Segundo o secretário de educação, o professor Hermon Freitas, o reordenamento seria necessário para que se fizessem cortes de gastos, e assim possibilitassem novos investimentos na educação.

Pais de alunos lamentaram a postura do prefeito Temóteo Brito, e relembraram o ano de 1988, quando o atual gestor, Temóteo Alves de Brito, protagonizou a pior e mais triste página da história da cidade, deixando a educação sucateada, e fazendo com que pais e mães de família que trabalhavam para o município passassem fome, pois os salários dos mesmos não foram pagos.

“Espero em Deus não chegar ao ponto que chegamos em 1988. Funcionários do município passando fome, professores em greve, comércio quebrado, pois os funcionários não podiam pagar suas dívidas em mercados, farmácias, ou qualquer outro estabelecimento comercial. Lembro que os comerciantes se negavam a vender para funcionários da prefeitura. Foram tempos de horror. Não queremos esse passado de volta”. Declarou outra mãe.

Administração Temóteo Brito 1988

Dentre os problemas apontados, podemos listar ainda:

  • Rodízio de livros;
  • Falta de professores e consequentemente liberação antes do horário normal;
  • Banheiros sem higienização;
  • Péssimas instalações estruturais;

Resta agora saber o posicionamento do Ministério Público diante de tal situação…

 

 

 

 

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais