• SEJA BEM-VINDO

Teixeira de Freitas: Corpo de Bombeiros alerta população para o perigo de incêndios em vegetação

Publicado em: 5 de setembro de 2018 Atualizado:: setembro 5, 2018

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

Denúncias relacionadas a queimadas e incêndios em vegetação, tem feito com que militares do 18º  Grupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas, se desloquem para atender diversas ocorrências por toda cidade, fato que tem se tornado cada vez mais frequentes.

No bairro Colina Verde, por exemplo, por dois dias seguidos, incêndios criminosos dizimaram uma boa parte da vegetação, que fica localizada em uma área de APP (Área de Preservação Permanente), nas proximidades da “Biquinha”, fonte de abastecimento de água do bairro e de comunidades adjacentes.

Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, com ajuda de populares, tentaram apagar o fogo com galhos de árvores, mas foi necessário a intervenção dos militares do Corpo de Bombeiros para conter as chamas.

As queimadas, tem se espalhado por diversos bairros da cidade, e segundo informações dos próprios moradores, são pessoas da comunidade que realizavam a queima nos locais, usando de fogo para eliminar de lixo e outros materiais descartáveis.

As queimadas na vegetação tem feito com que animais, fujam dos seus habitat natural. Em ocorrências assim, o Corpo de Bombeiro é acionado e devolvem o animal para a natureza, geralmente na reserva da Suzano na BR 101, devido o município não contar com um local próprio para recepcionar estes animais. A fumaça, exalada pela queima, põe em risco ainda a saúde de moradores, principalmente idosos e crianças.

Para se ter uma ideia da dimensão dos problemas causados pelas queimadas, somente no mês de agosto, o Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas atendeu mais de 40 ocorrências de incêndios em vegetações.

O Corpo de Bombeiros Militar de Teixeira de Freitas (18º GBM), está de prontidão para atender de forma ágil a essas ocorrências em toda cidade, mas a população pode e deve colaborar com o trabalho da Corporação, uma vez que a maioria dos registros de queimadas são provocada por ação humana e não por combustão natural.

Por fogo em lixo, em terrenos baldios também devem ser evitados, pois a fumaça provocada pelos incêndios pode dificultar a visibilidade dos motoristas na cidade e nas estradas e causar acidentes graves, uma vez que a fumaça é propagadora do incêndio.

“A queima de lixo em terrenos é a principal causadora da propagação do fogo. Com esse período mais seco, o problema só se agrava. Os incêndios, tem trazido grandes danos a fauna e a flora, danos esses, que podem ser irreparáveis e o risco à saúde das pessoas devido à inalação de fumaça é muito grande”. Animais tem fugido do seu habitat natural, devido as queimadas provocados pelo homem. Quero ressaltar ainda, que atear fogo em vegetação é crime ambiental a luz da Lei Especial – Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98 | Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998), e a luz do Código Penal (Artigo 250 – Decreto Lei 2848/40) que rege em seu código, que causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, é passível de punição com pena de reclusão, de três a seis anos, e multa”. Declarou Tenente Milton Borges Chefe da Seção de Planejamento Operacional e Comandante do 1º subgrupamento do 18º Grupamento de Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas.

Milton Borges, alerta ainda para que populares, diante de uma situação de queimada protagonizada pelo homem, que procure a delegacia de polícia local e registre ocorrência.

O 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas, disponibilizou ainda uma cartilha, onde alerta a população para o risco destas queimadas, entre elas:

  • Acidentes de Trânsito;
  • Incêndios em Residências;
  • Destruição do meio Ambiente;
  • Poluição do Ar;
  • Problemas Respiratórios

Na cartilha, contém também orientações, com dicas para que o cidadão possa evitar incêndios em áreas de vegetação:

  • Não jogar ponta de cigarros em qualquer lugar;
  • Não soltar balões;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos em locais adequados;
  • Utilizar terrenos baldios para fazer hortas comunitárias;
  • Manter os terrenos limpos

 

 

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais