• SEJA BEM-VINDO

Teixeira de Freitas: Cadastramento online para o Passe-Livre Estudantil é reaberto após quase 01 ano de protestos estudantís

Publicado em: 8 de novembro de 2017 Atualizado:: novembro 8, 2017

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

Foi reaberto pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, cadastramento online para o Passe-Livre Estudantil, que foi suspenso numa atitude arbitrária pelo prefeito Temóteo Alves de Brito, desde que o mesmo assumiu o mandato em janeiro de 2018.

O Passe Livre estudantil, foi conquistado pelos estudantes na gestão do então prefeito João Bosco Bittencourt, através da lei Municipal de nº 664/2013.

Confira o link para realizar o cadastramento ao Passe-Livre estudantil:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrv4_AsBFwyX-_V0Ig5C2kzybG0EhtjEvy-zdPAbFRhknIkQ/viewform

Para requerer o benefício é necessário que o estudante esteja cadastrado no CadÚnico, resida num bairro diferente de onde estuda e esteja matriculado na rede pública de ensino. No caso dos estudantes universitários de instituições privadas, terão acesso ao passe livre os favorecidos pelo ProUni. Os alunos já contemplados pelo transporte escolar do município permanecerão com este serviço, excluindo a necessidade de inscrição no Passe Livre.

Lutas e Protestos

O vereador Jonathan Molar, que esteve ativamente ao lado do estudantes para que a conquista ao passe-livre estudantil não fosse arrancada definitivamente de forma arbitrária pelo atual gestor do município, chegou a protocolar uma denúncia no Ministério Público Estadual solicitado uma investigação de providência referente a situação.

“Em Maio começamos a nos mobilizar pelo retorno do Passe Livre, contido em lei e que foi suspenso em 2017. Mandamos ofício e nada de concreto recebemos. Criamos um grupo com estudantes da UFSB, UNEB e escolas de ensino médio da cidade, e de maneira cidadã fomos às ruas, reuniões da Câmara, audiência pública, entre outras ações. Após muita luta, ficou acordado de que seria aberto o cadastramento online para que o Passe Livre retorne em Janeiro de 2018. Parabéns aos estudantes que lutaram, se mobilizaram, e obrigado à sociedade e à mídia pelo apoio!  Ainda estamos de olho, para que de fato ele retorne em Janeiro… Centenas de teixeirenses serão beneficiados, não é favor, é direito!”  Declarou o vereador em sua rede social à época.

Nas redes sociais, o drama das famílias e de estudantes que tiveram seu ano letivo prejudicados devido a falta de condição de deslocamento para as unidades estudantis, foi relatados inclusive em uma emissora de TV local.

 

 

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais