Publicado em: 20 de março de 2018 Atualizado:: março 20, 2018
Viviane Moreira \ Verdades Políticas
Uma área de APP (Área de Preservação Permanente), transformou-se em aterro sanitário no bairro Colina Verde em Teixeira de Freitas.
O local, fica as margens do Córrego da Charqueada, conhecido como “Biquinha do Colina Verde”, e tem sido usado por moradores para o descarte irregular de todo tipo de lixo e insumos descartáveis.
Nossa equipe de reportagem esteve no local e registrou animais mortos, entulhos, lixo doméstico, lixo proveniente de construção civil, sendo descartado sem nenhuma preocupação no lugar.
A Biquinha, serve como fonte de abastecimento de água para os moradores de diversos bairros, e o lixo, que quando chove é empurrado para o córrego, contamina a nascente.
“Jogam de tudo aqui. Cachorro morto, caminhão de boi joga fezes de animais, lixo das casas das pessoas, restos de material de construção, pneus. Tudo é jogado à luz do dia. As pessoas o fazem sem nenhuma dor na consciência por saberem que estão contaminando um local preservado, mesmo sabendo que o lixo vai parar na Biquinha, onde diversas pessoas pegam água para beber. Fora o fedor de animal morto que é insuportável”. Declarou uma moradora.
O descarte irregular de lixo em Área de APP, é considerado crime ambiental, previsto no Artigo 40 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, com a pena de reclusão de 01 a 05 anos: