• SEJA BEM-VINDO

Saudoso Francistônio Pinto, ex-prefeito de Teixeira de Freitas completaria 74 anos neste sábado (07)

Publicado em: 7 de outubro de 2017 Atualizado:: outubro 7, 2017

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

Completaria neste sábado, dia 07 de setembro, 74 anos de idade o saudoso Francistônio Pinto, ex-prefeito da cidade de Teixeira de Freitas.

Um pouco de sua História

Na década de 60 chegava ao extremo sul da Bahia o cidadão Francistônio Alves Pinto, nascido ao dia 07 de outubro de 1943, vindo da cidade de Felisburgo, Minas Gerais, tendo participação ativa da construção da cidade miscigenada cidade de Teixeira de Freitas, que tinha sua população formada por mineiros, capixabas, cariocas, dentre outros imigrantes que adotaram a Bahia, mais propriamente Teixeira de Freitas para ser o seu recanto seguro, a terra onde jorra leite e mel.

Sendo um dos primeiros da família Pinto a chegar a Teixeira de Freitas, já pecuarista na região, casou- se na comunidade de “Amorezinho ” distrito de Mucuri, com a jovem Cléria das Graças Figueiredo, e aqui constituiu família tendo 4 filhos, sendo dois homens e duas Mulheres.

Assim que estabelecido na cidade, logo se interessou pela política, pois via a necessidade da chegada do progresso para a região, e sabia que isso só seria possível constituindo forças políticas para trazer melhorias, como estradas, saúde e educação.

Empresário e pecuarista, ingressou na vida política em 1985 filiando-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), e ajudou a emancipar Teixeira de Freitas.

Foi eleito o segundo Prefeito de Teixeira de Freitas e ocupou o cargo na gestão 1989/1992 sendo eleito posteriormente deputado federal no mandato 1999/2002.

Francistônio, interessou-se pela comunicação, sendo proprietário de duas rádios, a Caraípe e Difusora AM, hoje Rede Sul Bahia de Comunicação, com a ajuda dos seus irmãos Adalberto Alves Pinto e Uldurico Alves Pinto, conseguindo algo até hoje inexplicável para os especialistas da comunicação, que foi colocar em Teixeira de Freitas uma geradora de TV, hoje a TV Sul Bahia, com poder de gerar conteúdo para o mundo, operando no canal 40 em São Paulo.

Francistônio passou a destacar-se politicamente entre seus irmãos.  Possuía uma natureza calma, tendo como marca, sua palavra firme e seu caráter inabalável, como é lembrado por aqueles que o conheceram.

No ano de 1988 Francistônio sofreu um grande golpe da vida, perdendo sua esposa, vítima de uma enfermidade. A perda, abalou o coração de Francistônio, que embora com muita luta e dor, prosseguiu cuidando da criação de seus filhos.

No ano de 2009, outro duro golpe da vida, veio mais uma vez sangrar seu coração, quando aos 38 anos de idade, morreu seu filho primogênito vítima de afogamento. O jovem Francistônio Alves Pinto Júnior, o “Tony Pinto”, que carregava no sangue o talento político do pai, ocupou o cargo de prefeito da cidade de Ibirapuã nos anos de 1997 a 2000.

Francistônio Alves Pinto era filho de Uldurico Pinto e Araci Alves, tendo como irmãos, Célio Pinto, José Ubaldino Alves Pinto, Manoel Pinto, Darci Rosália Pinto, Uldurico Alves Pinto,  Ridalva Alves Pinto e Adalberto Alves Pinto.

Após travar uma luta pela vida, Francistônio Pinto veio a falecer no dia 16 de fevereiro  2010 no Hospital AC Camargo, em São Paulo, após ter contraído uma bactéria, depois de ter seu esôfago perfurado em um erro de procedimento médico.

Franscistônio deixou 03 filhos, Concita Pinto que hoje cuida de negócios da família herdados do seu pai, Kenia Pinto, e  Anderson Pinto.

Anderson Pinto, é casado com Abilianny Baldo Pinto , e tem seguido timidamente os passos do pai, se enveredando no meio político, e hoje, é Secretário de Esportes da Prefeitura de Teixeira de Freitas, carregando a marca de Francistônio, aliado à sutileza de sua mãe Cléria.

Em sua rede social, Anderson Pinto declarou em homenagem:

Meu velho pai, como sinto sua falta, hoje queria lhe dar um abraço para lhe desejar feliz aniversário. Como sinto sua falta, os seus conselhos e ensinamentos até hoje norteiam a minha vida. Hoje quando as pessoas me encontram, quase sempre escuto, “Você puxou seu pai, e isso se nota pelo seu caráter”. Prova que aprendi, não é mesmo meu pai? … Mas sei que de longe me olha e me protege. Saudades de meu velho pai.

Francistônio, marcou não só a cidade de Teixeira de Freitas, mas também, aqueles que aqui viveram e vivem até hoje.

Definitivamente, “Saiu da vida, e entrou para história!” 

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais