Publicado em: 13 de novembro de 2017 Atualizado:: novembro 13, 2017
Viviane Moreira \ Verdades Políticas
O Supremo Tribunal Federal, por decisão do Ministro Ribeiro Dantas, negou nesta segunda-feira, (13), o pedido de liminar pleiteado por José Robério Batista de Oliveira, prefeito de Eunápolis e a mulher dele, Cláudia Oliveira, prefeita de Porto Seguro, para retornarem aos cargos.
O pedido, agora passará por avaliação do Ministério Público Federal, cujo parecer deverá ser publicado na próxima quinta-feira, (16).
Operação Fraternos
A Polícia Federal (PF) realizou na terça-feira (7) uma operação para afastar os prefeitos de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália e cumprir mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitiva.
As investigações apontam que, desde 2008, os prefeitos Claudia Oliveira (PSD), de Porto Seguro; José Robério Batista de Oliveira (PSD), de Eunápolis; e Agnelo Santos (PSD), de Santa Cruz Cabrália usavam empresas de familiares para simular licitações e desviar dinheiro de contratos públicos. Claudia Oliveira é casada com José Robério e irmã de Agnelo Santos.
Os três prefeitos foram afastados dos cargos por determinação da Justiça por tempo indeterminado. A PF chegou a pedir a prisão deles, mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou. Os contratos fraudados, segundo a PF, somam R$ 200 milhões.