• SEJA BEM-VINDO

Porto: PF deflagra Operação contra fraude no transporte escolar. 05 mandados de prisão serão cumpridos

Publicado em: 2 de agosto de 2017 Atualizado:: agosto 2, 2017

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

Foi deflagrada na manhã de quarta feira, (02), na cidade de Porto Seguro, a “Operação Gênesis”, que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa, acusada de fraudar licitações e desviar recursos públicos referente a contratação do transporte escolar.

A operação, foi deflagrada pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), e no total, foram expedidos cinco mandados de prisão temporária, 15 de busca e apreensão, 37 mandados de condução coercitiva em Porto Seguro, Salvador, Eunápolis e Itabela e nos municípios mineiros de Guaraciaba, Manhaçu e Viçosa. Cerca de cem Policiais Federais e cinco servidores da Controladoria-Geral da União participam da operação.

Há cerca de 02 anos a PF vem investigando o direcionamento das licitações, onde empresas participantes do esquema eram beneficiadas.

Altos valores de aditivos foram firmados com a prefeitura, através da inclusão de novas rotas do transporte. As rotas não estavam previstas na licitação, mas eram posteriormente aprovadas por um servidor do município, que participava do esquema fraudulento.

A polícia apurou ainda a subcontratação de de servidores da prefeitura, como professores e motoristas do transporte escolar, por um valor inferior ao recebido do município pela empresa de transporte.

A Polícia Federal estima que o custo diário do serviço de transporte escolar no município de Porto seguro custem aos cofres públicos cerca de R$ 40 mil reais ao dia.

O valor da contratação do serviço do transporte escolar foi orçado inicialmente em R4 8.288,000,00 (oito milhões e duzentos e oitenta e oito mil), mas devido aos aditivos que não foram licitados, ultrapassaram a casa R$ 37 milhões.

 

 

 

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais