• SEJA BEM-VINDO

Nova Viçosa: Surto de cobra e escorpiões assusta moradores

Publicado em: 12 de abril de 2019 Atualizado:: abril 12, 2019

 

Nos últimos meses o aparecimento de escorpiões e cobras venenosas nas áreas urbanas de nossa região tem assustado moradores e chamado a atenção do pessoal da saúde para os casos de picadas por esses animais.

Em Teixeira de Freitas há relatos de aparecimentos de cobras e escorpiões do tipo amarelo(Tityus serrulatus), considerado um dos mais venenosos em vários bairros da cidade.

Casos de infestação desses animais também são relatados por moradores do bairro Bom Sossego, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, onde os registros são maiores.

Moradores estão usando as redes sociais e a mídia para denunciar o aparecimento desses animais, inclusive postando fotos, como é o caso de uma dona de casa que postou foto de uma cobra coral que foi encontrada debaixo do sofá da sala de sua casa.

 

No último dia 05, um homem morreu picado por uma cobra coral na cidade de Caitité, na Bahia, ele foi picado pelo animal enquanto brincava com o bicho. Um vídeo publicado na internet mostra o momento em que o homem é picado. Ele morreu pouco tempo depois.

A médica veterinária, Lorraine Rossi Sinorelli, da cidade de Sooretama- ES, alerta para o caso de uma pessoa ser picada,  o procedimento é lavar bem o local com água e sabão, permanecer em repouso, não se alimentar, não realizar e não fazer torniquete, garrotes, cortes ou sucção de sangue no local da picada. Deve-se buscar o atendimento médico o mais rápido possível!

Lorrainde também alerta para os cuidados que se deve ter dentro de casa. Vejamos;

Os escorpiões se escondem próximos às residências, em entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas, madeira, palhas, etc.

Dentro das casas, a atenção, em especial, deve ser na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura e eletricidade, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas, cupins, formigas, aranhas, lagartixas, e outros insetos. Por isso, a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que se tornam atrativos.

Segue algumas dicas d médica para se evitar a presença destes animais e os acidentes provocados pelos mesmos:

– Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha, pano de chão, cobertores e roupas de cama antes de usá-los.

– Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.

– Mantenha sofás, camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede.

– Evite que lençóis toquem no chão.

– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.

– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.

– Use telas milimétricas nas janelas.

– Coloque vedaportas (rodos de borracha) ou vede a abertura abaixo da porta com rolos de areia.

– Use forro na casa ou vede todas as aberturas do teto e telhado.

– Vede as frestas das paredes e muros.

– Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.

– Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.

– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos.

– Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas (raspa de couro ou vaqueta) e sapatos fechados na realização do trabalho.

– Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras.

– Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).

– Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados.

– Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais.

– Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.

– Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, João bobo etc), lagartos, sapos, etc.

– Crie galinha caipira e patos, pois os mesmos possuem o hábito de ciscar e se alimentarem destes animais.

– Use sempre Equipamentos de Proteção Individual (sapato fechado ou galocha de borracha, luva raspa de couro ou vaqueta) ao manipular as áreas de abrigo e esconderijo dos escorpiões, como entulhos, madeiras, lenhas, materiais de construção, telhas, lajotas, jardins e em todas as plantações (plantação de coco, café, eucalipto, cacau, maracujá, entre outras).

IMPORTANTE:

O controle dos escorpiões através de veneno não é indicado pelo Ministério da Saúde, pois o hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz, porque impedem que o inseticida entre em contato com o escorpião.

Além disso, os escorpiões possuem capacidade de permanecer sem respirar por um longo período.

Até o presente momento não foi definida cientificamente a eficácia dos produtos químicos no controle escorpiônico em ambiente natural.

A aplicação de produtos químicos de higienização doméstica compostos por formaldeídos, cresóis e paracloro-benzenos e de produtos utilizados como inseticidas, raticidas, mata-baratas ou repelentes do grupo dos piretróides e organofosforados não são indicados por causarem o desalojamento dos escorpiões para locais não expostos à ação desses produtos, aumentando o risco de acidentes. Além disso, cria-se a falsa sensação de proteção por parte dos moradores que acreditam que o problema foi resolvido, passando a negligenciar o trato com o ambiente.

 

Neuza Brizola /BES


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais