• SEJA BEM-VINDO

Nova Viçosa: Novo Decreto retorna funcionamento do comércio

Publicado em: 27 de março de 2020 Atualizado:: março 27, 2020

 

O Decreto nº 897, de 20 de março de 2020, editado pelo prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), determinando medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), complementares ao Decreto Municipal nº 892/2020, editado no último dia 17 de março, no âmbito territorial do município de Nova Viçosa, estabelecendo o fechamento de estabelecimentos comerciais e proibindo temporariamente, a entrada de veículos de passeio individual ou coletivo, de qualquer natureza ou espécie, com pessoas advindas de outros Países, Estados, Cidades e Regiões de foco e/ou contaminação pelo Coronavírus (COVID-19), foi reeditado na manhã desta sexta-feira (27/03), permitindo que os estabelecimentos comerciais retornem a funcionar no período das 08h às 17h desde que sigam as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A decisão surgiu após uma reunião do prefeito Manoelzinho com os representantes das principais entidades de classes, como ACE – Associação Comercial e Empresarial e CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, no espaço do Hotel Santana, em Posto da Mata, distrito que sedia o principal centro comercial do município de Nova Viçosa. Na reunião já havia ficado definido a publicação do novo Decreto do prefeito Manoelzinho autorizando o comercio não essencial que estava fechado a quase uma semana a voltar a funcionar a partir desta sexta-feira, 27 de março, das 08h às 17h. No entanto, os comerciantes serão obrigados a seguir algumas medidas de protocolo de segurança para que possa diminuir os riscos de contaminação tanto para funcionários quanto para clientes. O novo Decreto do prefeito Manoelzinho prevê que o comerciante será preciso controlar o acesso ao interior de cada loja para evitar aglomeração e seguir as recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde e do MS – Ministério da Saúde para que se evite os riscos de contaminação durante o funcionamento comercial.
O prefeito Manoelzinho disse que é preciso trabalhar com estratégias para evitar prejuízos aos comerciantes e principalmente funcionários que dependem de seus salários para sobreviver, mas que também é necessário a colaboração de todos para que possam passar por esse período tão difícil sem maiores danos. Destacou ainda a necessidade de um cuidado especial com os idosos e pessoas com doenças crônicas que estão no grupo de risco, reforçando as medidas de prevenção. Tanto o comandante da CAEMA – Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica, major Anilton Almeida, quanto a comandante da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar em Mucuri e Nova Viçosa, major Ana Calheiros garantiram que as forças policiais continuarão parceiras da Prefeitura Municipal para que as determinações do Decreto sejam devidamente cumpridas. Igualmente destacou o delegado de polícia Marco Antônio Neves, titular da Polícia Civil em Nova Viçosa.
O presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Posto da Mata, Iuri Sabadini Toneto enfatizou que o comércio não suporta mais ficar fechado e que entende a situação do país, mas que o comercio é preciso retornar aos poucos a sua rotina para que não ocorra um prejuízo tão grande aos comerciantes e comerciários. A feira livre ainda não deve funcionar neste final de semana, pois será elaborado um planejamento estratégico para que a feira possa funcionar evitando o máximo, as aglomerações. O Decreto editado hoje (27), será avaliado em conformidade a situação do país e da região e caso for necessário, outras medidas podem ser tomadas em proteção da população. Os pastores evangélicos Robson Tavares e Eduardo Bittencourt, oraram pelo momento e disseram que Nova Viçosa, a Bahia, o Brasil e o Mundo vão vencer o vírus da COVID-19 e que todos se lembrem da importância da oração. (Por Athylla Borborema)


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais