• SEJA BEM-VINDO

Nova Viçosa: Baleia jubarte encalha em banco de areia

Publicado em: 27 de julho de 2019 Atualizado:: julho 27, 2019

 

Uma baleia jubarte encalhou em um banco de areia perto de um recife, em Nova Viçosa, no sul da Bahia, nesta sexta-feira (26).

De acordo com o biólogo Milton Marcondes, coordenador de pesquisa do projeto Baleia Jubarte, o animal foi achado por turistas e está algumas milhas mar a dentro. A equipe do projeto foi avisada, mas não deu tempo de chegar ao local ainda durante o dia.

Ainda segundo Milton, aparentemente, a baleia tem cerca de 9 metros de comprimento. Pode ser que, com a maré cheia, na noite desta sexta, ela consiga desencalhar sozinha. No entanto, uma equipe do projeto está preparada para chegar ao local no início da manhã de sábado para verificar se o animal ainda está e avaliar um possível resgate.

Para ajudar os animais encalhados, o Projeto Baleia Jubarte tem atuação com telefones de emergência, que também recebe ligação a cobrar.

  • Caravelas: (73) 3297-1340 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (73) 98802-1874 (WhatsApp 24h)
  • Praia do Forte: (71) 3676-1463 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (71) 981542131 (WhatsApp 24h)

Temporada das baleias

Cerca de 20 mil baleias devem passar pelo litoral da Bahia durante a temporada de reprodução das jubartes, entre os meses de julho e outubro. A estimativa é feita por pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte.

As baleias procuram águas quentes para se reproduzir nesse período do ano. Com a aproximação dos animais no litoral baiano, os pesquisadores notam uma tendência de crescimento do número de encalhes.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, em 2018 foram registrados 101 encalhes ao longo da costa brasileira. A previsão para este ano é de que os registros de encalhe sejam entre 102 e 131 casos, sendo que são raros os casos em que as baleias encalham vivas nas praias.

Os pesquisadores alertam ainda que vários casos de encalhe e morte de jubartes ocorrem por conta dos impactos humanos. Dentre os principais problemas enfrentados pelos animais estão as redes de pesca e a colisão nas embarcações.

Para criar estratégias de prevenção dos encalhes das jubartes, o projeto tem uma equipe especializada que faz necropsias nas baleias, para ajudar a determinar a causa das mortes. Além disso, o projeto também faz atividades educativas e culturais.

Jubartes

As baleias jubartes são animais dóceis, que chegam a medir 16 metros de comprimento e a pesar até 40 toneladas. Elas migram da região da Antártida, durante o inverno no hemisfério norte, para se reproduzir em águas tropicais da costa brasileira.

Os animais ficam entre quatro e cinco meses nas áreas de reprodução, até que os filhotes estejam desenvolvidos e possam retornar com as mães para a Antártida.

A temporada de observação das jubartes atrai milhares de turistas para o litoral da Bahia, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré, Caravelas e Salvador.

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais