• SEJA BEM-VINDO

Mulher é picada por escorpião no Santo Guimarães em Teixeira de Freitas

Publicado em: 17 de julho de 2019 Atualizado:: julho 17, 2019

 

Uma mulher identificada por Mara de Jesus, foi picada por um escorpião na ultima sexta-feira (12), na Rua 07 do bairro Santo Guimarães, na cidade de Teixeira de Freitas.

Este não é o primeiro caso de ataque de escorpião amarelo no bairro de casas populares do programa Minha Casa Minha Vida. Há pouco tempo uma criança foi vítima da picada desse inseto que prolifera em grande quantidade no bairro.

Segundo um áudio enviado pela vítima, ela foi picada no pé e precisou de atendimento médico. Mara narra ainda que está com trauma de estender roupa no varal com medo de ser picada novamente “a gente tem até medo de sair de casa, eu agora peguei trauma de estender roupa, a dor que eu senti pensei até que ia morrer de dor”, disse a dona de casa.

Mara narra ainda que, o bairro está infestado de insetos, cobras e escorpiões, principalmente.

Características

Os escorpiões são animais noturnos e passam grande parte do seu tempo escondidos da luz, de preferência em locais com abundância de presas (grilos, baratas, cupins, invertebrados em geral). No seu ambiente natural, podem ser encontrados próximos a troncos caídos, em tocas abandonadas, cupinzeiros, embaixo de pedras. Nas áreas urbanas e domiciliares, os escorpiões podem ser encontrados em pilhas de entulho, lixões e rede de água e esgoto, onde proliferam por estarem protegidos de predadores e pela abundância de presas. Evitar esses locais é uma medida de prevenção, assim como, se for necessário, trabalhar nesses locais, devidamente, protegidos.

Picada:

Causa uma dor intensa no local com irradiação pelo membro afetado. A sensação é de queimação, agulhada e latejamento. A picada é semelhante ao de uma vespa ou abelha, ficando inchada e avermelhada. Geralmente as picadas ocorrem nos membros superiores, sendo mais da metade delas (65%) nas mãos ou antebraços.  As principais vítimas são as crianças menores de 14 anos.

Transtornos;

Como as toxinas escorpiônicas agem estimulando a liberação de neurotransmissores do sistema nervoso autônomo, observa-se alterações sobrepostas tanto da divisão simpática como parassimpática. A intensidade dos sinais e sintomas do escorpionismo depende da dose de veneno.  Desde que socorrida rapidamente, a maioria das vítimas, recupera-se com o tratamento. A gravidade do envenenamento depende não só da dose como a espécie de escorpião, sendo que o veneno do escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é o mais potente na América do Sul e no Brasil.

Consequencias;

Nos acidentes moderados e graves, após de 2 ou 3 horas surgem os seguintes sintomas:

– Alteração da temperatura corporal, suor constante e abundante.

– Náusea, vômito, salivação excessiva, dor abdominal e diarréia.

– arritmia do coração (aumento e redução) e alteração da pressão sanguínea (aumento e diminuição),

– Alterações respiratórias podendo ocorrer acúmulo de fluidos no pulmão. Essa é a principal causa dos óbitos.

– Agitação, sonolência, confusão mental.

Vários bairros de Teixeira de freitas, principalmente os do Minha Casa Minha Vida, tem denunciado a aparição deste inseto que também já foram encontrados até dentro de mixirica.

 

Neuza Brizola


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais