• SEJA BEM-VINDO

Mucuri: Presidente da Câmara protocola pedido para medidas emergenciais para prevenção de resíduos de óleo em praias

Publicado em: 24 de outubro de 2019 Atualizado:: outubro 24, 2019

 

Na manhã desta quinta-feira (24/10), o presidente da Câmara Municipal de Mucuri, Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (PSC), protocolou no gabinete do prefeito Carlos Simões (PDT) uma Reivindicação Expressa de Serviços (RES), na qual solicita planejamento e execução urgente de ações de prevenção diante da possível chegada de manchas de óleo às praias do município, decorrentes do desastre ambiental que assola o litoral do Nordeste do Brasil.

O presidente Xandão Seixas direciona foco nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Turismo. Segundo ele, notícias de fontes fidedignas revelam que as manchas de óleo que chegaram às praias do Nordeste desde o início de setembro já se aproximam do arquipélago de Abrolhos, em território de Caravelas. Apesar que as notícias já dão conta que o óleo já foi detectado entre o balneário de Barra Grande, em Maraú e Ilhéus, entre a Costa do Dendé e a Costa do Cacau.

Para o presidente Xandão, a situação é de alerta, cabendo ao prefeito municipal Carlos Simões reunir seu secretariado, assessores e forças civis e militares para estudar medidas emergenciais de proteção às praias dos 37 quilômetros de costa marítima de Mucuri, recortada por inúmeros rios e riachos, em meio a extensos manguezais.

No documento protocolado no gabinete do prefeito, o vereador Xandão Seixas lembra que na vizinha cidade capixaba de Conceição da Barra, já foi criado até um Gabinete de Gestão de Crise, com o objetivo de planejar e executar ações, caso o litoral do extremo norte do Espírito Santo seja afetado com esses resíduos.

Neste desastre ambiental que atinge em cheio o litoral brasileiro, 233 localidades já foram afetadas pelas manchas de óleo no litoral da Região Nordeste, segundo boletim atualizado nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama. (Da redação TH)


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais