• SEJA BEM-VINDO

Mucuri: Formatura de 396 alunos do PROERD da Polícia Militar

Publicado em: 13 de julho de 2025 | Atualizado: julho 13, 2025

 

A 89ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede na cidade de Mucuri, concluiu esta semana o primeiro ciclo educacional de 2025 do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, com cerimônias realizadas em Nova Viçosa, Posto da Mata, Mucuri e Itabatã, formando 816 alunos entre os municípios de Mucuri e Nova Viçosa.

O comandante da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), capitão Uendel Santana Bomfim, destacou a importância do programa e o alcance conquistado no semestre. “Somente neste primeiro semestre de 2025, o PROERD está formando 816 alunos, sendo o maior número dentre as unidades da PM da região extremo sul da Bahia. Essa formação é fruto da união entre a Polícia Militar, a escola, a família e a Prefeitura, todos comprometidos com a prevenção e a educação para a vida”, enfatizou o comandante Uendel Bomfim.

O PROERD é desenvolvido por policiais militares especialmente capacitados, com o objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre os perigos das drogas e da violência, promovendo valores como respeito, cidadania, responsabilidade e cultura de paz. A iniciativa é fruto da parceria entre a Polícia Militar da Bahia e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Todas as quatro solenidades festivas foram conduzidas pelo mestre de cerimônias, 1º tenente Helder Santana, comandante do 2º Pelotão da P

M de Nova Viçosa.

As cerimônias de formação foram bastante prestigiadas pelos pais dos estudantes e houve muito reconhecimento público sobre o desempenho dos alunos que se destacaram em vários gêneros metodológicos durante o primeiro semestre de 2025. Os professores, soldados Bruno Trindade e Sérgio Mota, foram amplamente elogiados pelos oradores e em especial, pelos diretores das escolas e pelos alunos que os homenagearam.

Em Mucuri, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), lembrou que a realização do PROERD é o reflexo da força de vontade política e do engajamento de toda a estrutura pública. “Essa formatura de 396 alunos do PROERD representa um marco muito importante para o nosso município. Estamos investindo na base, na prevenção, na formação de crianças e adolescentes mais conscientes e preparados para fazer boas escolhas. O PROERD é mais do que um programa de segurança – é um projeto de vida, que ensina valores, respeito, responsabilidade e cidadania. Agradeço à Polícia Militar pela parceria exemplar e à nossa equipe da Educação pelo empenho. Ver nossos jovens recebendo esse certificado, com brilho nos olhos e esperança no coração, é a certeza de que estamos no caminho certo, cuidando do presente e construindo um futuro melhor para Mucuri”, declarou o prefeito Robertinho.

A diretora da Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes de Mucuri, professora Rozeni Maria de Lourdes, parabenizou o trabalho da Polícia Militar e destacou a atuação do instrutor do programa: “O PROERD é mais do que uma atividade complementar – ele toca a vida dos nossos alunos com lições que eles levarão para sempre. A condução do soldado Bruno Trindade foi simplesmente exemplar. Sua dedicação, carisma e capacidade de se conectar com os estudantes fizeram toda a diferença neste processo”, declarou emocionada a diretora Rozeni.

Já o diretor da Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães, professor José Hílton Talher, reforçou o impacto positivo do programa na comunidade escolar: “O PROERD tem nos proporcionado um grande apoio pedagógico e social. Os alunos passaram a refletir mais sobre suas atitudes, a importância das escolhas e do convívio respeitoso. A liderança do soldado Bruno Trindade foi decisiva – ele cativou os estudantes com seu compromisso e entusiasmo”.

Durante a solenidade, o delegado de Polícia Civil de Mucuri, Daniel Souza, fez um apelo aos pais para que acompanhem de perto não só o comportamento dos filhos, mas também o círculo de amizades que os cercam. “A prevenção começa em casa. É preciso olhar com atenção quem está influenciando nossos filhos. Muitas vezes, os problemas não estão dentro da nossa casa, mas batem à porta por meio das amizades erradas. O cuidado constante é essencial para evitar que o mal entre e se instale”, alertou o delegado Daniel Souza.

O secretário Municipal de Administração e chefe de Gabinete, o advogado Robson Carlos, falou com emoção sobre o alcance social do programa: “O PROERD é resultado da vontade política de um governo que se importa com a base da sociedade: as crianças e as famílias. Essa formatura é mais do que uma cerimônia, é um ato simbólico de valorização da vida. Esse diploma que vocês recebem hoje não é apenas um papel para ser emoldurado, mas um lembrete de que vocês têm o poder de decidir o próprio futuro. A Prefeitura e a Polícia Militar estão aqui para proteger e orientar. Agora, cabe a vocês, alunos, aplicarem na prática os ensinamentos recebidos”, destacou o secretário Robson Carlos.

Com orgulho visível, a diretora da Escola Frei Ronaldo do distrito de Itabatã, professora Mariana Lima, comemorou a conclusão de mais uma turma: “O PROERD não é uma atividade qualquer. Ele transforma nossos estudantes. Desde o início do ano, vimos nossos alunos refletirem mais sobre suas atitudes, aprenderem a fazer escolhas responsáveis e respeitarem uns aos outros. A condução do soldado Sérgio Mota foi decisiva nesse processo: com carisma, sensibilidade e compromisso, ele cativou os estudantes e os conduziu por esse caminho de crescimento. Nossa escola tem 32 anos de história e mais de 1.100 alunos. Hoje, 198 deles estão levando para casa não apenas um certificado, mas valores que farão diferença por toda a vida e, nada mais nos orgulha, como professores, do que enxergar vocês no futuro bem colocados na vida, pois vamos entender que tivemos ampla contribuição no seu sucesso”, declarou a diretora.

No Colégio Frei Ronaldo em Itabatã, representando a Secretaria Municipal de Educação, a consultora pedagógica Clarissa Magalhães destacou o apoio da gestão municipal e da Polícia Militar na execução do programa: “Estamos encerrando uma semana especial, com a formação de 396 estudantes das escolas municipais de Mucuri. Isso só foi possível graças ao apoio firme do prefeito Robertinho e à dedicação dos nossos educadores e policiais. O PROERD é uma ferramenta essencial no combate às drogas e à violência desde cedo. É nosso dever, como educadores e gestores públicos, garantir que nossas crianças cresçam com consciência, autoestima e responsabilidade social. Combater as drogas é um compromisso da educação. É nosso papel combater as drogas e coibi-las em favor das nossas crianças e adolescentes”, reafirmou a professora Clarissa Magalhães.

Na última cerimônia de formatura do PROERD em Itabatã, nesta sexta-feira (11), o subcomandante da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Thyago Suzarte, destacou a importância da cooperação institucional entre a PM e a Prefeitura para garantir a realização do programa: “Essa parceria com a Prefeitura de Mucuri, em especial com a Secretaria de Educação, tem sido decisiva para que o PROERD chegue com qualidade às nossas crianças. Agradeço ao prefeito Robertinho pelo apoio incondicional e parabenizo os pais pela confiança. Aos nossos estudantes, deixo o recado: cada atividade, cada ensinamento recebido aqui tem o poder de transformar suas vidas. Vocês aprenderam a dizer não às drogas, a valorizar a vida e a fazer escolhas conscientes. Esse é o maior legado do PROERD”, alertou o subcomandante, capitão Suzarte.

A cerimônia foi encerrada com o juramento dos alunos, entrega de certificados e muitas homenagens, além da presença do mascote do PROERD, o Daren. O leão Daren simboliza força, coragem e resistência, inspirando os alunos a fazerem escolhas seguras e responsáveis. O clima foi de emoção e orgulho, com pais e familiares registrando cada momento da conquista. “A ação reforça o compromisso do município de Mucuri com políticas públicas voltadas à prevenção e ao fortalecimento dos vínculos familiares e escolares como estratégia de proteção à infância”, ressaltou o professor Vagner Ialy Belém, presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, órgão colegiado responsável por acompanhar e controlar a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorizaçã

o dos Profissionais da Educação.

O capitão Uendel Bonfim, comandante da 89ª CIPM, mais uma vez, fez questão de agradecer a todos que contribuíram com o sucesso do PROERD. “Agradeço aos pais que confiaram em nós, aos alunos que se dedicaram, aos professores que abriram espaço em suas rotinas, as Secretarias de Educação, tanto de Mucuri quanto de Nova Viçosa, ao prefeito Robertinho e a prefeita Luciana Machado pelo apoio incondicional. Deixo um apelo especial aos pais: fiquem atentos ao comportamento dos seus filhos, especialmente frente ao assédio de influências negativas. E agradeço de forma calorosa aos policiais militares Bruno Trindade e Sérgio Mota, que foram os grandes pilares do PROERD em Mucuri e Nova Viçosa. Eles são os verdadeiros heróis dessa jornada”.

Informações TN


VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais

plugins premium WordPress