• SEJA BEM-VINDO

Mucuri: Cidade comemora aniversário de 249 anos

Publicado em: 11 de outubro de 2018 Atualizado:: outubro 11, 2018

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

Nesta quarta-feira, (10), a cidade de Mucuri comemorou seu 249º  aniversário de emancipação política.
Mucuri é uma cidade histórica da Bahia, tendo seus primeiros registros realizados através de colonos e aventureiros que atravessaram a região, relatando fatos sobre os temidos índios botocudos, que foram os principais povos resistentes à dominação dos homens brancos, (portugueses).
A aldeia dos índios aimorés (botocudos), foi alvo de exploração de ouro e pedras preciosas. Já por volta do Século XVIII, alemães e suíços se estabeleceram no local para cultivar café. Em virtude da Ordem Régia, com data de 10 de outubro de 1776, foi criado o município chamado São José de Porto Alegre, um dos primeiros núcleos urbanos do extremo sul da Bahia.  A vila fundada nesta data com o nome do padroeiro, São José de Porto Alegre, sofreu diversas modificações para chegar até a atual divisão política vigente.
Em 1931, o município recebeu o nome de Mucuri. Seu nome tem origem na língua tupi e é o nome de uma madeira abundante no local, além de ser também o nome de um rio que banha os estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Seu padroeiro é São José. Os nativos de Mucuri são chamados mucurienses. A cidade, possuí pouco mais de 42 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2017.
Mucuri, possuí cerca de 35 km de belíssimas praias com falésias e coqueirais e possui ecossistemas de mata atlântica, restinga, cerrado, dunas e manguezais. O município, está situado na divisa com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Mucuri, desperta o turismo e cada vez mais tem recebido visitantes  mineiros, goianos e baianos. O município, está localizada a 903 km de Salvador, capital da Bahia, e localizado a 336 km de Vitória, Capital do Espírito Santo.

O prefeito da cidade, eleito no último pleito eleitoral de 2016, é o Dr. Carlos Simões.

Pontos Turísticos

Um passeio de barco ao pôr-do-sol entre a foz do rio Mucuri e os canais do mangue, além de extremamente agradável, pode revelar a exata importância do ecossistema manguezal para a qualidade de vida regional e a manutenção da biodiversidade. As imagens do mar e do rio se misturam, tendo sempre o exuberante manguezal como pano de fundo.

Quando a maré está baixa, surgem as praias de rio, de águas calmas e muito piscosas. Observar a fauna e a flora é uma boa pedida para quem faz esse passeio, especialmente no final da tarde, quando as garças sobrevoam a área em busca dos seus ninhos; é também interessante conhecer o habitat dos caranguejos, aratus, siris, ostras, entre outros mariscos e crustáceos, e as árvores do tipo mangue vermelho e mangue branco, espécies que alcançam grande porte, de raízes aéreas que deixam à mostra verdadeiras esculturas naturais.

No final da passarela, pode ser feita uma caminhada leve por uma trilha entre a restinga, seguindo até a praia e passando por uma grande amendoeira com banquinhos à sombra. Próxima à praia, uma lagoa formada pelo encontro da maré alta com a água do rio dá origem a um pequeno manguezal. O circuito continua contornando a margem esquerda do rio Mucuri; primeiro a praia de mar aberto, depois a de “boca da barra” – a mais perigosa por causa das correntes – e finalmente a praia de rio, antes de voltar ao manguezal, sempre margeando o rio, até encontrar novamente a passarela ecológica.
Duração: duas horas.
Dica: antes de fazer a caminhada, visite o Receptivo de Ecoturismo, no início da passarela, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30min e das 14 às 16h30min.
Como chegar: no final da rua Ponta de Areia, próximo ao porto de Mucuri.

Parque Ecológico do Rio Mucurizinho

O rio é mais conhecido como “Coca-Cola”, por causa da cor da água. O parque fica abaixo do ponto de captação de água para o abastecimento da cidade e é muito frequentado durante o verão, por grupos de jovens que gostam de saltar da ponte de madeira, em meio à sombra de grandes árvores. Um banho de água doce é sempre irresistível depois do banho de mar.
Duração: 2 horas.
Como chegar: saindo de Mucuri pela BR-698, seguir 2 km e entrar em uma estrada de terra à direita, antes da ponte sobre o rio Mucurizinho. Seguir por mais 3 km até o Parque Ecológico.

As Praias de Mucuri:

Praia de Mucuri
Começa exatamente na barra do rio Mucuri e apresenta pelo menos duas paisagens distintas: praia de rio, dentro da barra, de águas calmas com predominância do manguezal, onde pescadores amadores jogam seus anzóis e praia de mar, também própria para pesca. As barracas alternam-se com casas de veraneio, quiosques, restaurantes, hotéis e pousadas à beira-mar.

Praia de Malvinas / praia do Pôr-do-Sol
Muito freqüentadas, apresentam as mesmas características: limpas, rasas e de águas tranqüilas. Na última existe uma área de desova de tartarugas.

Praia da Jacutinga
Larga, extensa e deserta, é de mar aberto e suas ondas fortes são próprias para a prática do surf; é também freqüentada por pescadores locais.

Praia da Vila
Em frente ao Jardim Atlântico, sem qualquer infra-estrutura, ideal para surf e pesca. Faz limite com o município de Nova Viçosa, ao norte.

Costa Dourada
Muito mais que uma praia, a Costa Dourada identifica a extensão litorânea do extremo sul: a fronteira da Bahia com o Espírito Santo. Nesse trecho, as falésias alcançam mais de 15 metros de altura e emprestam um colorido dourado à paisagem que faz jus ao nome. As plantações de eucalipto e as fazendas de gado dividem o espaço que um dia foi ocupado pela Mata Atlântica.

As praias que formam a Costa Dourada ficam além do “cinturão verde”, recortadas por riachos e paredões, e protegidas pelo difícil acesso entre os eucaliptos. Algumas ainda apresentam vegetação nativa com frutas silvestres e exóticas como cambucá, pitanga, caju e manga, acrescentando à paisagem ingredientes como aroma e sabor tropical. Toda essa região faz parte da APA Municipal Costa Dourada.

Praia da Barra
Na margem direita do rio Mucuri, litoral sul, início da APA Costa Dourada. A praia é plana, com vegetação rasteira, o mar é agitado por causa da proximidade da foz do rio Mucuri. Não tem qualquer infra-estrutura, mas é ponto de partida para quem vai fazer trekking na Costa Dourada. Para alcançá-la, a maioria dos freqüentadores atravessa o rio de barco ou de canoa; o acesso mais fácil é a partir da cidade.

Praia do Sossego
Sem qualquer infra-estrutura, é muito procurada, como o nome já antecipa, por aqueles que desejam ficar sossegados. É comum encontrar nessa praia pescadores solitários e casais em busca de privacidade.

Praia dos Coqueiros
O rio das Ostras desemboca nessa praia, oferecendo a deliciosa opção do banho de água doce. O local é muito freqüentado por banhistas e pescadores: eles encontram na barreira de recifes bem próximo das falésias em direção à praia, um quebra-mar natural, excelente para a pesca de arremesso. Dispõe de pequena infra-estrutura, com barracas e restaurante.

Praia Costa Dourada
Nesta praia que dá nome à região, as falésias de cor vermelha e a areia dourada emprestam um colorido especial a esse trecho do litoral, principalmente ao nascer e ao pôr-do-sol. A vegetação de restinga predomina no alto das falésias, enquanto no nível do mar os recifes formam piscinas de água transparente que refletem o dourado da areia. Dispõe de pequena infra-estrutura, com um bar/restaurante e pousada.

Mucuri, está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental da Costa Dourada, no sul da Bahia, era uma antiga vila de pescadores, por isso, um ponto ótimo para a realização de pesca. O artesanato local é muito variado e muito bacana para comprar lembrancinhas no Espaço do Artesão.

Colaborou Visite o Brasil

Imagens Júlio Penna Fotografia


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais