Publicado em: 11 de julho de 2018 Atualizado:: julho 11, 2018
A Ação Cívico Social, (ACISO), acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho em Mucuri, numa parceria entre Marinha do Brasil, Suzano Papel e Celulose, Associação Comercial e Prefeitura Municipal.
O evento, irá promover a realização de serviços gratuitos de saúde, cidadania e educação para a população do município, e ocorrerá na Praça Olhy Zeferino Kock. A previsão é que cerca de 06 mil atendimentos sejam realizados durante os quatro dias de ação.
TRIAGEM ODONTOLÓGICA
Na segunda-feira (09), foi o dia da triagem odontológica – Feito por profissionais da Marinha do Brasil, que verificam o tipo de atendimento e encaminham os pacientes para tratamento dentário. Devido às dimensões geográficas do Município e a distância entre os povoados e distritos e a Sede, a triagem foi prevista para ser realizada em dois dias (09 e 10). Porém, diante da eficiência na logística do evento, foi possível antecipar para um único dia o transporte das pessoas através da Secretaria Municipal de Transporte, Limpeza e Iluminação Pública e a Secretaria Municipal de Saúde, que mobilizaram-se para que todos os distritos e povoados fossem atendidos. Na terça-feira (10) não haverá triagem.
SERVIÇOS
Emissão de RG; Realização de processos ligados ao Tribunal de Justiça (divórcio, 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento, entre outros); Regularização de documentação para embarcações; Atendimento médico (cardiologia, clínica médica, ginecologia, urologia e pediatria); Orientação nutricional; Farmácia popular; Corte de cabelo; Atendimento odontológico; palestras diversas, , entre outros.
COMO TER ACESSO AOS SERVIÇOS
HORÁRIOS
Dias 11, 12 e 13 : Das 8:00 às 17:00
Dia 14: Das 8:00 às 12:00
TRANSPORTES
Dia 12: Taquarinha (06:00h), São Jorge (06:00h), Ibiranhém (06:00h) e Itabatã (06:00h e 10:00h)
Dia 13: Belo Cruzeiro (06:00h), 31 de Março (06:00h), Cruzelândia (06:00h), Nova Brasília (06:00h) e Itabatã (06:00h e 10h)
Dia 14: Assentamentos (06:00h) e Itabatã (06:00h e 10:00h) Em Itabatã os ônibus sairão da Subprefeitura. Nas demais localidades, sairão dos PSF’s locais.
SERVIÇOS SAÚDE
Odontológico Clínico Geral Cardiologia Ginecologia (é necessário trazer exame preventivo pronto) Urologia; Pediatria; Nutrição; Farmácia popular; Aferição de Pressão e Glicemia; Teste Rápido HIV, sífilis e hepatite B; Vacinação adulta: antitetânica, febre amarela, tríplice viral e hepatite b; Cálculo do IMC (índice de massa corporal) e Orientação Nutricional; Orientações de Combate à Dengue;
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA
Realização de Divórcio; Encaminhamentos para 2ª via da Certidão de Nascimento e Casamento; Retificação de nome em documento de identificação; Orientações sobre processos jurídicos; Pensão Alimentícia; Projeto Pai Presente; Projeto Balcão da Justiça e Cidadania.
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA
INSTITUTO PEDRO MELO – Emissão de RG (Carteira de Identidade).
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Cadastro Único/Bolsa Família; Emissão de Carteira de Idoso; Emissão de Carteira de Identidade Jovem – IDJovem; Inclusão para programas sociais; Atualização de cadastros; Desbloqueios de benefícios do Programa Bolsa Família; Cadastro de tarifa social; Taxa de isenção de concurso público.
CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO
Emissão de Carteira de Trabalho – 1ª via; Alistamento Militar; Entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação Militar; Orientações sobre Financiamento de Micro e Pequenos Negócios – CrediBAhia; Atendimento Empresarial SEBRAE – SEBRAETEC (Indústria e Agronegócio), Gestão Empresarial e MEI (Microempreendedor Individual).
CICLOS DE PALESTRAS E OUTRAS ATIVIDADES SAÚDE
Prevenção à saúde; Higiene; Alienação parental; Violência doméstica; Direitos humanos.
Assistência Social – Seja protagonista da sua própria história; Os dez direitos sócioassistenciais dos usuários; Meus filhos, minhas regras; Condicionalidades do programa bolsa família; Trabalho infantil; O caminho para o futuro. EMPREENDEDORISMO MEI – Microempreendedor Individual – SEBRAE; CANVAS – Planejamento de Negócios – SEBRAE. EDUCAÇÃO
PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas – Polícia Militar; Vídeo e Jogos para AEE – Secretaria de Educação. MEIO AMBIENTE Cidadania e Meio Ambiente – Secretaria de Meio Ambiente.
Outras Atividades – Roda de Capoeira – Kinho Capoeira; Orquestra de Latas – Golfinho; Aula de Zumba. Corte de Cabelo Regularização de documentação pela Capitania dos Portos Curso de aquaviário (em andamento)
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Cartão do SUS;
CONSULTA GINECOLÓGICA – Necessário trazer o preventivo pronto;
RG (CARTEIRA DE IDENTIDADE) – Certidão de nascimento (solteiro); Certidão de casamento (casado, divorciado ou viúvo); CPF (opcional); PIS / PASEP (opcional). Não será necessário levar foto 3×4. A foto será tirada no momento da emissão do RG por fotografo da ACISO;
EMISSÃO CARTEIRA DE TRABALHO 1º E 2ª VIAS – (CTPS) RG (identidade); Certidão (nascimento ou casamento); Título de eleitor (opcional);
CPF – Comprovante de residência (em nome da pessoa ou dos pais); 2ª VIA GRATUITA – trazer a CTPS anterior. Em caso de perda, extravio ou roubo, trazer o B.O. com os dados do CTPS; Entrega em até 15 dias (documento impresso em Teixeira de Freitas);
ALISTAMENTO MILITAR – Certidão de nascimento ou casamento; CPF; Comprovante de residência (em nome da pessoa ou dos pais); Se não for natural do município; comprovante de que mora a mais de 1 ano no município; 1ª via alistamento após 30/06 para os que completam 18 anos em 2018 – taxa de R$ 1,38 (Banco do Brasil = R$ 1,38 taxa do CDI) ou R$ 4,38 (Correios = 1,38 taxa do CDI + 3,00 tarifa Correios).
A ACISO atenderá apenas moradores do município de Mucuri, que deverão apresentar comprovante de residência e documentos pessoais.