• SEJA BEM-VINDO

Medeiros Neto: Suspeita de Raiva deixa fazendeiros preocupados com mortes de gado

Publicado em: 22 de junho de 2017 Atualizado:: junho 22, 2017

 

Viviane Moreira / Opovonews

 

Cerca de 20 fazendeiros da região de Medeiros Neto, registraram casos suspeitos de raiva bovina, segundo informações da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente. O Órgão, alega ainda que a situação se deve a falta de vacinação dos rebanhos.

A rava é transmitida aos animais pela mordida de morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue. A doença afeta o sistema nervoso dos animais, que morrem logo depois de apresentarem os primeiros sintomas.

Ao G1, o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Armando Leal, diz que casos suspeitos de raiva no município estão sendo notificados. “Só do meu conhecimento, já são mais de vinte propriedades. Negligenciaram a vacinação, que deve ser feita uma vez por ano junto com a vacina contra a [febre] aftosa. Mas muita gente está deixando de seguir essa orientação”, destacou.

Todos os casos suspeitos, segundo o secretário, foram registrados em propriedades rurais localizadas próximas a rios. “Isso porque os morcegos hematófagos ficam mais na beira dos rios. Suas tocas, em pedras, buracos ou mesmo em árvores, são pertos de rios”, diz.

O secretário alerta ainda para a prevenção , que deve ser feita através de vacinação dos animais, sendo a primeira dose aplicada no terceiro mês de vida do animal, e repetida no prazo de 30 dias. Depois, basta ser feito o reforço anual da vacina. A vacina contra a raiva bovina pode ser encontrada em  lojas de produtos agropecuários.

Os casos suspeitos, de raiva, devem ser comunicados à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que é o responsável pela fiscalização.

 

 

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais