• SEJA BEM-VINDO

Guaratinga: Vídeo – Hospital do município recebeu dinheiro para cirurgias que não existiram

Publicado em: 29 de agosto de 2017 Atualizado:: agosto 29, 2017

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

O Jornal da Manhã, exibido pela Rede Bahia, na edição de terça feira, (29), denunciou um esquema ilícito de recebimento de dinheiro do SUS por cirurgias que nunca existiram.

Segundo a denúncia, que foi protocolada no Ministério Público Federal e Estadual, pessoas que nunca foram atendidos no Hospital Municipal Joana Moura, e até mesmo pessoas que já tinham morrido, constam na lista de internação.

O hospital, recebeu o valor de R$ 765,69 (setecentos e sessenta e cinco reais e sessenta e nove centavos), para realizar uma cirurgia de lesões extensas no Sr. José Bonifácio, conforme consta na lista de AIHs (Autorização de Internamento Hospitalar), que foi enviado pela prefeitura para a Secretaria Estadual de Saúde, que especifica os procedimentos realizados, o período de internação e valor de cada cirurgia.

De acordo com a lista, o Sr. José Bonifácio ficou internado entre os dias 05 a 08 de abril, quase 03 meses depois que o homem tinha morrido.

Uma mulher, disse ainda para a equipe de reportagem, que o SUS pagou ao hospital a quantia de R$ 1.817,00 (mil oitocentos e dezessete reais), por uma colectomia, que  é um procedimento cirúrgico para remover a totalidade ou parte do cólon, também chamado intestino grosso. A mulher, garante que não fez o procedimento no hospital e que não sabe nem do que se trata tal cirurgia.

As irregularidades, foram descoberta pelo vice prefeito da cidade, Ezequiel de Souza Xavier, que ao olhar a lista, reconheceu o nome de pessoas que conhece e que nunca ficaram internadas no hospital.

O MPF e MPE-BA, instauraram um inquérito civil para investigar as denúncias, e descobrir quem são os responsáveis pelo esquema conhecido como “Máfia dos AIHs”.

O secretário de saúde de Guaratinga, disse que abriu sindicância interna para apurar as responsabilidades. O MP, informou que vai solicitar a Secretaria Estadual da saúde a abertura de uma auditoria para investigar as denúncias.

 

 

 

 

 

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais