• SEJA BEM-VINDO

Grupo de pescadores flagra baleias em alto-mar na Bahia

Publicado em: 10 de setembro de 2020 Atualizado:: setembro 10, 2020

 

Um grupo de pescadores de Camamu, no baixo sul da Bahia, flagrou quatro baleias em alto-mar.

Segundo o pescador Ângelo Camarão, de 44 anos, que trabalha com arrasto de camarão há 20 anos, o caso aconteceu por volta das 8h do dia 27 de agosto. Em entrevista ao G1, ele contou que se preparava para iniciar a pesca, com outros cinco amigos, quando avistou as baleias. Elas cercaram a embarcação e ficaram “observando”.

Ângelo contou que já encontrou baleias durante a pesca na região outras vezes. No entanto, foi a primeira vez em que elas se aproximaram da embarcação, o que assustou os pescadores, pois elas chegaram a encostar na embarcação.

“No início foi um momento de pânico, os pescadores chorando, alguns entraram em desespero, diziam que iam morrer, mas ninguém ficou machucado”, disse Ângelo Camarão.

“Nos vídeos, a situação ruim já tinha passado, elas já tinham se acalmado mais, estavam só encostando no barco, mas não estava mais batendo, nem empurrando”, contou o pescador.

O pescador informou que, após as baleias se aproximarem, três delas foram embora e uma seguiu nas proximidades da embarcação até as 12h. Ângelo Camarão disse que chegou a tirar a rede de pesca, mas não conseguiu navegar, porque a baleia impedia que o barco avançasse.

Ângelo Camarão precisou pedir ajuda ao sobrinho, que também tem um barco, para que o grupo fosse resgatado em Barra Grande, distrito de Maraú. A hélice da embarcação deles foi danificada pelas baleias.

“A gente veio até Barra Grande com uma lona. Coloquei uma lona que a gente usa para cobrir as caixas de camarão, e meu sobrinho, que também tem barco, foi buscar a gente em Barra Grande”.

Temporada das baleias

Vídeo mostra baleia jubarte nadando na região de Abrolhos, na Bahia

Vídeo mostra baleia jubarte nadando na região de Abrolhos, na Bahia

Normalmente, as baleias jubarte começam a chegar no Brasil em julho. No entanto, esse ano, os registros começaram mais cedo. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, desde o dia 30 de abril elas têm sido vistas em águas do país.

Os primeiro registros foram feitos em Ilhabela (SP), Rio de Janeiro e Espírito Santo. Vindas das regiões da Antártida, as jubartes procuram as águas mais calmas, quentes e rasas da costa brasileira para acasalar, parir e amamentar seus filhotes no inverno e primavera.

A temporada reprodutiva das baleias jubarte no Brasil vai até outubro/novembro e os pesquisadores estimam que a população brasileira da espécie já tenha ultrapassado os 20 mil animais.


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais