• SEJA BEM-VINDO

Estudo mostra relação entre relaxamento do distanciamento social e aumento de casos de Covid

Publicado em: 4 de dezembro de 2020 Atualizado:: dezembro 4, 2020

 

Pesquisadores americanos encontraram uma relação direta entre o relaxamento do distanciamento social nos Estados Unidos e a atual explosão de casos de Covid.

Outubro marcou o cansaço. Foram meses de vida limitada e isolada, de privação de quase tudo que é alegria. E aí os americanos baixaram a guarda. É o que mostra o estudo de pesquisadores de quatro grandes universidades americanas. Eles ouviram quase 140 mil pessoas de abril a novembro, de todos os 50 estados. A conclusão confirmou o que já era perceptível no cotidiano nos Estados Unidos.

Desde que começou a pandemia, outubro foi o mês em que os americanos ouvidos no estudo menos lavaram as mãos e desinfetaram menos os lugares em que tocavam.

Foi também o mês em que menos evitaram o contato com outras pessoas e aglomerações. Foram mais a bares e restaurantes e se encontraram com mais gente.

Para os pesquisadores, o resultado pode ser visto em um mapa: os estados em que mais as pessoas baixaram a guarda são os mais escuros. Em outro mapa, eram os mesmos estados que tinham mais casos no fim de novembro. Baixaram a guarda, a Covid atacou. E agora o país vive seu pior momento desde o início da pandemia.

Mas, em toda essa história, uma coisa os americanos fazem muito mais agora do que em abril: usar máscaras. O presidente eleito, Joe Biden, disse que vai fazer um pacto com o povo no primeiro dia de governo. Vai pedir que todos usem máscaras por cem dias enquanto a vacina não chega. Ele não tem o poder de obrigar. Quem faz esse tipo de regulamentação são os governos estaduais. Mas espera dar o exemplo, e relembrar às pessoas de não baixar a guarda. Porque a gente colhe o que planta, e nesse caso pode ser fatal.


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais