• SEJA BEM-VINDO

Coordenadora da 24ª CIRETRAN explica como proceder em casos em que a CNH é suspensa

Publicado em: 4 de novembro de 2017 Atualizado:: novembro 4, 2017

 

Viviane Moreira \ Verdades Políticas

 

Com a divulgação através do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), na manhã de sexta-feira, que cerca de 1.300 CNHs estão suspensas na Bahia, surgiu em diversos condutores a dúvida de como proceder caso o condutor tenha suspenso o direito de dirigir.

Noss equipe de reportagem conversou com a Coordenadora da 24ª CIRETRAN em Teixeira de Freitas, Tatiane Ruas, que explicou os procedimentos que deverão ser adotados pelo motorista infrator.

“Baseado no artigo 261 do Código de Trânsito, a suspensão do direito de dirigir acontece, quando o condutor atinge os 20 pontos acumulados em um período de 12 meses. Ao atingir os 20 pontos na CNH o condutor é notificado pelo Detran e é aberto um processo administrativo, muitas vezes o processo demora a ser iniciado pois o Detran tem o prazo de cinco anos para notificar os condutores. Após o processo administrativo aberto o condutor será notificado e o mesmo tem um prazo de defesa perante a JARI na primeira instância e segundae última estância perante a CETRAN”. Declarou Tatiane.

A Coordenadora prossegue com as informações:

“Se a defesa for indeferida o motorista irá entregar a CNH e submeter se a um curso de reciclagem. Enquanto isso ele não pode dirigir, feito isso e passado o período de suspensão, a CNH e devolvida. É importante lembrar que esse tipo de processo não ocorre somente nas situações em que o condutor completa 20 pontos. Há algumas infrações gravíssimas que basta serem cometidas uma vez para gerar a possibilidade de suspensão mesmo não acumulando os 20 pontos, tais como: Transportar criança sem segurança, dirigir sobre influência de álcool, Manobras perigosas, etc. É necessário que a sociedade entenda que o que se cumpre é aquilo que está previsto no CTB, (Código de Trânsito Brasileiro), isso serve para excluir ou suspender provisoriamente aquelas pessoas que são reincidentes em muitas infrações”. Concluiu.

 


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais