• SEJA BEM-VINDO

Conselho de Ética aprova dar continuidade a processos sobre Maluf e Lúcio Vieira Lima

Publicado em: 11 de abril de 2018 Atualizado:: abril 11, 2018

 

O Conselho de Ética da Câmara aprovou, nesta terça-feira (10), pareceres preliminares recomendando a continuidade dos processos que apuram a conduta dos deputados Paulo Maluf (PP-SP) e Lúcio Vieira Lima (MDB-BA).

Com a aprovação, os dois processos passam agora à fase de instrução, na qual é será dado um prazo de 40 dias úteis para a coleta de provas e depoimento de testemunhas. Tanto Maluf quanto Vieira Lima terão dez dias cada para apresentarem a defesa ao colegiado.

Encerradas as investigações, caberá ao relator de cada caso apresentar um parecer final, recomendando o arquivamento ou punição aos parlamentares. Nos dois casos, o pedido inicial era para que os deputados tivessem o mandato cassado.

Paulo Maluf

O Conselho de Ética instaurou processo em desfavor do parlamentar a partir de representação protocolada pelo partido Rede Sustentabilidade.

O deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro – a pena é de 7 anos e 9 meses e 10 dias de prisão.

Para a Rede, a condenação é fato grave e está configurada a quebra de decoro parlamentar – por isso o partido pediu, na representação, a cassação do mandato parlamentar.

No documento que recomendou o prosseguimento do processo, o relator do caso, deputado João Marcelo Souza (MDB-MA) declarou que há a existência de “veementes indícios de autoria e materialidade” de atos “delituosos” na conduta de Maluf.

“Mesmo cometidos antes do exercício do mandato, [os atos delituosos] podem, em tese, ensejar a quebra de decoro parlamentar”, disse o relator no parecer, aprovado pelo conselho por 10 votos a favor e nenhum contrário.


banner

VERDADES POLITICAS


Siga as redes sociais