Publicado em: 16 de setembro de 2017 Atualizado:: setembro 16, 2017
Dezenove praias estão impróprias para banho na Bahia neste final de semana. Segundo balanço do Inema [Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos], divulgado nesta sexta-feira (15), foram consideradas impróprias praias de Salvador, da Costa dos Coqueiros, no litoral norte, e da Costa do Cacau, no sul do estado.
Em Salvador, as praias impróprias são: Tubarão, Periperi, Penha, Bogari, Pedra Furada, Ondina (situada próximo ao Morro da Sereia em frente ao Ed. Maria José), Rio Vermelho (próximo a escada de acesso à praia, em frente à igreja de Nossa Senhora de Santana), Amaralina, Pituba (em frente a escada de acesso à praia, em frente a Portinox, na Rua Paraíba), Armação, Boca do Rio, Corsário, Patamares, Piatã e Lagoa de Abaeté.
No Litoral Norte, o banhista deve evitar a praia da Barra do Rio Pojuca. Já na Costa do Cacau, sul baiano, estão impróprias as praias do Marciano, do Malhado e do Cristo. Conforme o Inema, uma resolução do Conselho Nacional do Meio-Ambiente (Conama) diz que a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1 mil coliformes fecais ou 800 Escherichia coli por 100 milímetros de água; ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 milímetros de água. BN