
Publicado em: 14 de agosto de 2025 | Atualizado: agosto 14, 2025
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual será realizada entre os dias 21 e 28 deste mês de agosto. O evento, realizado em todas as unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de todo o Brasil, tem o objetivo de mobilizar a sociedade para refletir, dialogar e agir pelo enfrentamento do capacitismo e pela remoção de barreiras que ainda excluem as pessoas com deficiência.
Durante a edição do programa Acorda Cidade, Mary Portugal, diretora da unidade da Apae em Feira de Santana, e Cláudio Rios, responsável pela captação de recursos da unidade, falaram da importância do evento, que é realizado de forma conjunta com as mais de 2 mil associações espalhadas em todo o território nacional.
“O objetivo deste evento, além de demonstrar todo o nosso trabalho, é mostrar para a comunidade todo o trabalho oferecido pela Apae, principalmente na tentativa de trazer o protagonismo das pessoas com deficiência. Este ano, nós temos como tema: ‘Deficiência não define, oportunidade transforma, inclua nossa voz’. Vai ser um momento em que vamos estar, de fato, dando esse protagonismo e mostrando a voz deles”, disse Portugal.
A abertura oficial das atividades da semana nacional da Apae em Feira de Santana será em uma quinta-feira, dia 21 de agosto, com uma caminhada que pretende reunir mais de mil pessoas, entre assistidos e familiares, saindo da sede da instituição em direção à Praça Bernardino Bahia.
Durante o percurso, devem acontecer momentos de paradas para reivindicações e apresentações culturais como peças teatrais. Durante o evento, também será realizada a tradicional “feirinha”, com exposição e venda de produtos confeccionados nas oficinas da Apae, como artesanato, pintura especial e arte em madeira.
Ao longo da semana, haverá debates e seminários em espaços como a Escola Georgina Erisman, com destaque para temas como inclusão no mercado de trabalho, protagonismo dos assistidos e desafios enfrentados pelas famílias. No dia 28, a Apae participará de um movimento estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, reforçando a luta por visibilidade e políticas públicas.
Referência no atendimento a pessoas com deficiência, a Apae oferece serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social, atendendo mais de 5 mil pessoas com uma equipe de cerca de 200 profissionais. Em Feira de Santana, a entidade conta com um Centro Especializado em Reabilitação, com atendimento multidisciplinar e fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e bolsas de ostomia. Recentemente a unidade inaugurou a primeira oficina ortopédica do interior da Bahia, ampliando a capacidade de atendimento da região.
Segundo a diretora, as associações são responsáveis por realizar atendimento e prestar assistência a mais de 2 milhões de pessoas em todo o país, e somente a unidade de Feira de Santana realiza atendimentos com abrangência em 47 municípios da região através do Sistema Único de Saúde (SUS). Um número que é muito expressivo, mas que se torna ainda mais desafiador com poucos investimentos.
