Publicado em: 22 de novembro de 2017 Atualizado:: novembro 22, 2017
Viviane Moreira \ Verdades Políticas
Moradores do distrito de São José e do Projeto 40/45, em Alcobaça, procuraram a nossa equipe de reportagem para denunciar o descaso com o transporte escolar do município.
Segundo os moradores, há um mês que a Escola Núcleo Municipal Eloi Ferreira, situado no 40/45, está sem transporte, e as salas de aulas estão quase vazias.
“Hoje terça-feira dia 21/11/2017 completou um mês que à Escola ELOI FERREIRA do Assentamento 40-45, deixou de receber 74 alunos do ensino fundamental I e II, alunos de 4 a 15 anos , por falta do transporte escolar por causa do descaso do poder público do Município de Alcobaça -Bahia esses alunos estão sem poder vir a escola, Secretaria da Educação, Prefeitura já sabendo o problema não foi resolvido”. Segundo a postagem na página da escola na internet.
Moradores relatam ainda que o problema prossegue em São José.
” Além da falta de transporte, tem a falta da merenda escolar que atinge o distrito e sede. É um absurdo, um descaso”.
Em uma rede social, um pai chegou ao desespero de levar 04 crianças em uma motocicleta, para que os mesmos não faltassem as aulas e tivessem comprometidos seu ano letivo.
O transporte escolar de Alcobaça, segundo informações extraídas do site do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), é realizado pela empresa LN Serviços e empreendimentos LTDA, que recebe o valor de R$ 5.927,592,50 ( cinco milhões novecentos e vinte e sete mil quinhentos e noventa e dois reais e cinquenta centavos), para realizar o transporte durante o período letivo de 2017, recebendo o valor de R$ 592.759,25 (quinhentos e noventa e dois mil setecentos e cinquenta e nove reais e vinte e cinco centavos), mensalmente.
Nossa equipe de reportagem irá protocolar denúncia no Ministério Público Federal, para que as informações aqui sejam apuradas, e ainda, iremos apurar com mais precisão as licitações envolvendo as empresas responsáveis pela merenda escolar, que será publicada posteriormente.